Sem categoria

ONU ratifica apoio ao presidente hondurenho Manuel Zelaya

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) condenou nesta terça-feira (30) o golpe militar realizado no último fim de semana em Honduras e exigiu a volta imediata do presidente deposto Manuel Zelaya ao cargo.



A Assembleia adotou uma resolução por aclamação, segundo a qual todos os 192 membros da ONU não reconhecem qualquer outro governo em Honduras. Zelaya estava presente durante a votação. Ele agradeceu à assembleia pela resolução histórica, que expressa a indignação de pessoas pelo mundo com o golpe.



O documento insta às nações do mundo ''a não reconhecer nenhum outro governo que não seja o do presidente constitucional Manuel Zelaya''.
 


 


O presidente da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Miguel d'Escoto ratificou nesta terça-feira (30) seu apoio à legitimidade do mandato do presidente hondurenho Manuel Zelaya, deposto por um golpe militar realizado na madrugada de domingo em Tegucigalpa, capital do país.


 


 


Zelaya foi convidado ontem pelo presidente da Assembleia Geral da ONU, Miguel d'Escoto para explicar aos representantes de todas as nações do mundo os fatos que ocorreram na nação latino-americana.


 


 


''Eu, na qualidade de presidente da Assembleia Geral, convido o presidente Zelaya para que utilize esta tribuna para explicar ao mundo os fatos ocorridos em seu país'', disse ontem d'Escoto.


 


 


Zelaya, deverá seguir viagem até Washington na próxima quarta-feira, onde encontrará representantes da administração americana de Barack Obama. Ele também poderá participar de uma sessão extraordinária da Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), disseram as autoridades, embora tenham enfatizado que nada está definido.