Ano Internacional da Astronomia estimula oficinas na SBPC Jovem

 

Em 1609, Galileu Galilei, fazia as primeiras observações astronômicas com o auxílio de um telescópio. Quatrocentos anos depois, a ONU declara o ano de 2009 como sendo o Ano Internacional da Astronomia. Para

A abertura do evento será no dia 12 de julho, no Largo São Sebastião, a partir das 19 horas, tem a presença confirmada de quatro ministros: Carlos Minc (ministro do Meio Ambiente), Sérgio Rezende (Ciência e Tecnologia), Juca Oliveira, (Cultura) e Miguel Jorge (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior).


 


 


Na SBPC Jovem, dedicada aos estudantes do ensino básico e técnico e coordenada pela Secretaria de Estado de Ciência Tecnologia (SECT), destacam-se as oficinas voltadas à astronomia. A oficina “Medindo as Crateras da Lua”, oriunda do projeto “Telescópio na Escola”, ensinará os estudantes a medir o diâmetro das crateras da Lua através de telescópios do projeto e do programa de software livre DS9.


 


 


O Observatório Nacional (ON) levará seus telescópios para a observação do céu amazônico no período G10. Já a Agência Espacial Brasileira (AEB) dará um breve histórico do desenvolvimento das atividades espaciais e ensinará os alunos inscritos na oficina a construir e lançar foguetes com garrafas PET.


 


 


Agecom AM


 


Ouça a rádio Fronteira Vermelha http://www.vermelho.org.br/am/radioam.htm