CIA omitiu informação e mentiu para Congresso americano
A Agência Central de Inteligência (CIA) omitiu informação e mentiu para o Congresso durante a administração de George W. Bush, de acordo com denúncia de vários parlamentares feita nesta quinta-feira (9).
Publicado 09/07/2009 20:26
Membros do Comitê de Inteligência da Câmara dos Representantes escreveram aos líderes do parlamento, após uma audiência com portas fechadas sobre o tema com Leon Panetta, diretor da CIA recém nomeado pelo presidente Barack Obama.
Entre as assinaturas da carta está a do líder do comitê, Silvestre Reyes, do Partido Democrata no Texas e Rush D. Holt, do mesmo partido por Nova Jersey.
Segundo Reyes, a Agência, durante anos, proporcionou informações incompletas ao Capitólio, e ao menos em uma ocasião mentiu, ao notificar o comitê sobre um assunto classificado como secreto.
De acordo com o parlamentar, esta situação se repetiu em várias ocasiões.
Em maio, a líder da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, acusou a CIA de ocultar a ela, em 2002, que empregavam tortura para tirar informações de prisioneiros.
Após suas declarações, membros da CIA e parlamentares republicanos criticaram Nancy, e afirmaram que ela havia sido informada sobre o tema.
Nas últimas semanas, a instituição de espionagem está sob fogo, após a nova desclassificação de memorandos sobre as torturas cometidas contra detidos durante a administração de George W. Bush.
Os relatórios divulgados relatam as técnicas, entre elas manter por muitos dias os detidos de pé ou trancafiá-los em lugares sem iluminação alguma.
Também eram colocados insetos em caixas, junto com os presos, para explorar seus medos, assim como os deixavam nus sob jato de água gelada.