Lourival busca recursos para habitação e cultura em Brasília

O presidente do Poder Legislativo de Uberaba, vereador Lourival dos Santos (PCdoB), esteve em Brasília. A viagem, segundo o presidente, foi positiva, visto que recebeu sinal verde do Ministro das Cidades, Márcio Fortes, para que o município apresente m

De acordo com Lourival, o ministério está recebendo mais projetos. “Ele explicou que os municípios que estão saindo na frente e mandando mais projetos, estão sendo contemplados com mais casas, indiferente se já atingiu o número esperado.


 


 Se apresentarmos outros projetos, além dos que já foram entregues, temos chances de ter mais casas vindo para a cidade e, quem sabe, atender a demanda”, destacou.
Cultura – Outra ação que pode render frutos para a cidade foi a visita ao Ministério da Cultura que, segundo Lourival, pode implantar em Uberaba, oito pontos de Cultura, com investimento de R$ 180 mil, cada. Lourival foi recebido pelo secretário de Cidadania Cultural, Célio Turino.


 


O vereador explicou que o município, caso se interesse pelo projeto, terá que fazer parceira com o ministério, em caráter de urgência, para que o recurso venha. As entidades e instituições que promovam cultura, focadas na paz e não violência, a serem contempladas com o recurso, deverão ser identificadas e escolhidas através de edital a ser publicado. Ainda de acordo com o presidente, o ministério oferece 2/3 do recurso, enquanto a prefeitura tem que oferecer uma contrapartida de 1/3. O recurso todo, de acordo com as informações é de, aproximadamente, R$ 1 milhão e 500 mil. O projeto deve ser desenvolvido em três anos. Outro dado passado por Lourival, é que Uberaba terá oito pontos de cultura, caso o convênio seja efetivado, e que Uberlândia, com o dobro de habitantes, terá dez pontos.



Pesca – Uberaba irá receber em agosto, segundo o presidente, uma das ações do Ministério da Pesca, que fará um Seminário sobre Aqüicultura na cidade, tendo a participação do ministro Altermir Gregolim. De acordo com Lourival, a Câmara e a Prefeitura de Uberaba, serão parceiras do evento, que contará também com a Associação dos Pescadores de Uberaba. “O ministério quer investir na região, pois tem consciência de nosso potencial. De antemão, eles já pretendem investir nos associados da entidade, disponibilizando tanques, ração e alevinos, em comodato”, revelou ele, que esteve com o secretário executivo do ministério, Dirceu Lopes.
Lourival também esteve no Ministério dos Esportes, onde protocolou solicitações de recursos para a cidade.