Síria apoiará a reconciliação nacional no Iraque
Damasco apoiará qualquer esforço para obter a reconciliação nacional, a segurança e a estabilidade no Iraque, declarou nesta segunda-feira (20) o presidente sírio Bashar Assad, ao receber em Damasco o líder religioso iraquiano Moqtada al-Sadr, inf
Publicado 20/07/2009 14:45
Assad e al-Sadr analisaram a situação que se configurou no Iraque após a retirada das tropas americanas das ruas das cidades do país, assim como “as relações de fraternidade e amizade” que unem os dois Estados árabes limítrofes e seus interesses mútuos.
Al-Sadr, que goza de um amplo apoio por parte das camadas mais pobres da população xiita do Iraque, valorizou amplamente a posição mantida pela Síria na questão da conservação da “unidade de território e do povo do Iraque”.
Segundo dados recentes da Agência das Nações Unidas para os Refugiados, a Síria concedeu asilo a 1,2 milhões de iraquianos, que fugiram do país no período da ocupação americana e de conflitos religiosos que ocorreram entre 2005 e 2007.
Embora a situação em matéria de segurança melhorou notavelmente no Iraque desde então, a maioria dos refugiados não mostram desejo de regressar ao Iraque.
Al-Sadr, durante visita anterior à Síria, em fevereiro de 2006, exortou os muçulmanos xiitas e sunitas iraquianos a esquecerem suas diferenças e se unirem contra a “ofensiva ocidental contra o islamismo”.