UFMG reabre exposição sobre escritores que abordaram o sertão

A exposição Sertão encarnado, sobre a obra de Guimarães Rosa, Afonso Arinos, Euclides da Cunha e Graciliano Ramos, volta a Belo Horizonte e será aberta ao público no Centro Cultural UFMG, nesta segunda feira (20)

Inaugurada em 27 de junho de 2008, data do centenário de nascimento de Guimarães (1908-1967), a mostra esteve na Reitoria da UFMG e percorreu várias cidades do interior de Minas Gerais. Sertão encarnado promove encontro literário entre o escritor mineiro, autor de Grande sertão: veredas, Euclides da Cunha (1866-1909), que escreveu Os sertões, Afonso Arinos (1868-1916), autor de Os jagunços e Pelo sertão, e Graciliano Ramos (1892-1953), que abordou o tema em Vidas secas.


 


Para atender à grande demanda de instituições interessadas em receber a mostra, criou-se um módulo específico para itinerar pelo interior do estado, composto de 48 painéis em forma de banners. As cidades de Cordisburgo (onde nasceu Guimarães Rosa), Itaguara, São João del-Rei, Caxambu, Contagem, Juiz de Fora, Viçosa, Buritizeiro, Montes Claros e Araxá já receberam esse módulo.


 


Concebido por Leonardo José Magalhães Gomes, o projeto Sertão Encarnado é uma realização da Via Social Projetos Culturais e Sociais e foi viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Case Construction, do Grupo Case New Holland e apoio da Secretaria Estadual de Cultura de Minas Gerais.


 


Com entrada franca, a exposição permanece até 31 de agosto, e pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 10h às 21h, e nos finais de semana das 10h às 18h. Outras informações pelo telefone 3409-1090. O Centro Cultural UFMG fica na avenida Santos Dumont, 174, Centro de Belo Horizonte.


 


(Assessoria  UFMG)