Sem categoria

 Estado deve ajudar sociedade a se organizar, diz presidente da UNE

O novo presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Augusto Chagas, rebateu os argumentos da imprensa, que tem feito uma verdadeira campanha tentando desqualificar a organização. O estudante defendeu o patrocínio público para eventos estudantis.

 ''O dinheiro público deve ser usado para ajudar a sociedade a se organizar'', disse, combatendo as críticas da mídia sobre o apoio do governo federal ao congresso da UNE, realizado na semana passada, em Brasília.

Chagas, de 27 anos, defendeu que o financiamento público não compromete a posição da entidade em relação ao governo, nem influi na pauta de reivindicações. ''Sempre recebemos ajuda do governo por meio de emendas parlamentares e isso nunca influi em nossas posições'', diz Chagas. A UNE afirma não saber quanto recebeu em patrocínio durante os governos anteriores.

A UNE também tem sido alvo de críticas do senador Cristovam Buarque (PDT-DF). Ele afirma que o patrocínio do governo impede a atitude de protesto ''que sempre caracterizou a entidade''. Chagas, contudo, foi firme ao rejeitar o questionamento.

Ele afirma que movimentos sociais não são apenas ''para ser do contra'' e que os dois mandatos do presidente Lula foram de ''conquistas de bandeiras históricas para os estudantes''. Chagas cita a duplicação da oferta de matrículas e o aumento no pagamento de bolsas pelo programa ProUni.

O novo dirigente também repudiou os ataques ao fato de o encontro de estudantes em Brasília ter promovido uma passeata contra a CPI da Petrobras, que foi uma das patrocinadoras da atividade. Chagas deixou claro que ''tratam-se de coisas distintas'' e que ''não é novidade'' que a entidade defenda a estatal. ''Ajudamos a fundar a Petrobras com a campanha 'O Petróleo é Nosso', há 50 anos'', exemplifica. De acordo com ele, é ''natural que a Petrobras queira divulgar sua marca em um evento com milhares de jovens'', diz.

Em nota, a Petrobras informou ao Terra que patrocinou congressos da UNE em 2007 e 2009. ''O evento reúne cerca de 10 mil lideranças estudantis de todo o Brasil. Essa ação faz parte da estratégia de rejuvenescimento da marca''.

A estatal destaca patrocínios a campeonatos de surfe, handebol, animação, música e literatura. Destaca também o patrocínio a eventos de entidades como Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

Com informações do Portal Terra