Políticas de juventude são solicitações no Ressaca
A presença da juventude foi a principal diferença da etapa do Mandato Itinerante que aconteceu nessa segunda-feira (20), na Associação do Novo Progresso, no Ressaca.
Publicado 22/07/2009 12:18 | Editado 04/03/2020 16:51
A reunião, mediada pelo presidente municipal do PCdoB, Rodrigo Cupim, contou com a participação do ex conselheiro tutelar Aureliano Léo, do Conselheiro Tutelar Ronaldo Dias, do administrador da Regional Sul Zé Rodrigues, da presidente da associação dona Maria José, dentre diversos moradores.
O deputado Carlin Moura abriu a atividade mencionando a dificuldade que o povo tem de fazer contato com os políticos e da importância desse diálogo permanente incentivado sempre pelo PCdoB. Ele afirmou que a relação com o povo e com os movimentos populares deve se dar o ano todo e não somente na época das eleições. O deputado salientou ainda, a importância do debate político no cotidiano das pessoas e convidou os participantes a prestarem mais atenção na política.
Carlin Moura fez a explanação das conquistas de seu mandato, tal como o seminário Minas de Minas, que trouxe o debate da importância do minério para o Estado e a falta de arrecadação com a venda do mineral. O deputado falou ainda, da ideia de casar os benefícios da Copa com o desenvolvimento desse setor, como por exemplo a utilização do minério da cidade em parte das reformas e construções dos novos estádios para a Copa de 2014.
O deputado mostrou dois dos seus projetos de Lei que estão em fase de implementação. O Bolsa atleta, que virou lei no Estado e deve ser regulamentada no segundo semestre desse ano e o projeto, que está prestes a se tornar lei, que trata da questão do acompanhamento aos portadores de epilepsia. Carlin explicou também sobre emendas parlamentares e fez uma análise da conjuntura política do país e do estado.
Não podendo comparecer a essa fase, o vereador Beto Diniz foi representado pelo seu Chefe de Gabinete Flávio Magelo, que justificou a ausência do vereador por questão de uma outra agenda. Flávio contou um pouco da trajetória política de Beto e fez um balanço de sua atuação nesse primeiro semestre do seu mandato. Foram cinco projetos de lei, tal como o projeto de reserva de moradias em edificações de interesse social e inclusão digital de portadores de necessidades especiais, além de uma centena de requerimentos, da participação na Comissão de Meio Ambiente e seu bom trâmite no governo.
Questões como a obra aprovado no Orçamento participativo que ainda não foram concluídas, problemas com a saúde e questão da sinalização da BR 040 foram colocadas em debate. Porém, nessa etapa, políticas voltadas para a juventude e lazer foram as mais questionadas. Os moradores da região Tiago e Fábio Medeiros falaram em nome da juventude, que reclamam da falta de espaços para lazer na região e atividades que ocupem os jovens.
Carlin Moura falou da visita a Brasília para buscar recursos para a cidade e contou que há em discussão a instalação de uma Praça da Juventude na região. O deputado lembrou que a secretária de estado de esportes também liberou 600 mil para a reformas dos campos e prometeu continuar brigando e buscando recursos para investir nessa região da cidade. “É importante que se faça a integração dessa região com o restante da cidade, mas pela distância, é um lugar que precisa ser olhado com carinho”, afirmou.
O deputado encerrou chamando a atenção de todos para a importância da política. “ Não deixem para discutir política só em época de eleição, pois se não, fica algo muito artificial. Cobrem e participem o ano todo. A melhor forma de resolver os problemas da população é de forma democrática e é isso que políticos, como eu, eleito pelo povo e para o povo, procuram fazer. Parem e pensem o que será do Brasil no ano que vem, ano de nova eleição, acompanhem mais, ouçam mais e principalmente cobrem mais”, finalizou o deputado que agradeceu a presença de todos.
De Contagem
Sheila Moreno