Sem categoria

José Reinaldo fala de questão nacional e a luta pelo socialismo

O secretário nacional de Relações Internacionais do PCdoB, José Reinaldo, esteve no dia 28, no Rio de Janeiro, para participar do ciclo de debates promovido pelo Partido no estado. A atividade fez parte da preparação para o 12º Congresso. Para o dirigente, “não há como resolver a questão nacional fora da luta pelo socialismo”.

Debate RJ 12º Congresso

Além de afirmar que não há como resolver a questão nacional deixando de lado a luta pelo socialismo, José Reinaldo disse ainda que o único regime capaz de assegurar a soberania nacional é o socialismo e a classe trabalhadora é quem deve estar à frente disso.

O secretário nacional do PCdoB explica que há uma aliança estreita entre o imperialismo e a burguesia nacional e que essa há muito tempo traiu a pátria. Da mesma forma, não há como separar a luta pelo desenvolvimento do país da atuação anti-imperialista.

José Reinaldo ainda abordou a atual crise econômica, que para ele é grave, extensa e duradoura, pois a tendência do capitalismo é de estagnação. Porém alertou que esse momento acirra as contradições do capitalismo e o reflexo se dá na luta das classes populares.

Sobre a nova postura do governo dos EUA, José Reinaldo acredita que, apesar de Barack Obama ter sinalizado com mudanças na política externa, as ações não foram para aplacar os focos de conflitos e cita, como exemplos, as ameaças à Coréia do Norte, ao Irã e a alteração de prioridade do Iraque para o Afeganistão.

O ciclo de debates do PCdoB-RJ continua nas próximas duas semanas. Dia 4/08 , será discutido o programa socialista do PCdoB, com Altamiro Borges (Secretário nacional de Comunicação do PCdoB). E dia 11/08, o ciclo termina com Ana Rocha tratando da nova política de quadros.