Aracaju é a primeira a garantir plano aeroportuário

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, assinou, nessa segunda-feira (3), com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) um convênio que irá criar as condições necessárias para a reforma e ampliação do aeroporto de Aracaju.

Acordo vai viabilizar uma série de melhorias no aeroporto

Aracaju é a primeira a adotar a medida, mas todas as cidades brasileiras com terminais aeroportuários terão que firmar o mesmo compromisso. Caso contrário, os aeroportos poderão ficar impedidos de operar.

O acordo visa inserir no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) o planejamento aeroportuário municipal e o controle de uso e ocupação do solo no entorno do terminal, o que vai garantir que o aeroporto opere dentro dos padrões internacionais.

O acordo foi firmado no Palácio dos Despachos, na mesma oportunidade em que o governador do Estado, Marcelo Déda, e o presidente da Infraero, brigadeiro Cleonilson Nicácio da Silva, assinaram convênios para dar continuidade ao processo que culminará na reforma e ampliação do Aeroporto Santa Maria, na capital. A estimativa é que sejam investidos R$ 270 milhões na obra.

De acordo com o presidente da Infraero, o acordo celebrado com a Prefeitura de Aracaju é fundamental para a execução dos serviços. ''Temos uma legislação internacional que estabelece que no máximo até março de 2012 não poderá haver mais nenhum obstáculo à rampa de acesso do aeroporto. As cidades que tiverem essas restrições terão suas operações por instrumento suspensa, o que praticamente inviabiliza a operação do aeroporto'', explicou o brigadeiro.

''Ao assinar esse convênio com a Infraero, evitamos que aconteça com a nossa cidade o que está acontecendo com outras capitais, onde no entorno do aeroporto prédios com altura acima da permitida são construídos e inviabilizam o crescimento da estação'', ressaltou o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira. A partir do convênio, técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) e da Infraero irão desenvolver um trabalho de adequação do PDDU ao Plano Diretor do Aeroporto de Aracaju.

O prefeito destacou que a iniciativa da capital sergipana representa um ato pioneiro. ''Estamos saindo na frente das outras cidades do país ao assegurar que o aeroporto opere permanentemente sem problemas, com conforto e segurança. Com isso impulsionamos a vinda de turistas e ao mesmo tempo consolidamos o nome de Aracaju como uma cidade organizada, bem administrada e com a melhor qualidade de vida do país. O Governo Federal, o Governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju estão trabalhando juntos para o nosso desenvolvimento'', finalizou.

Ampliação

A previsão é de que ainda este ano sejam abertas as licitações para estudos e projetos direcionados ao aumento da pista e à adequação do terminal de carga. Entre outras melhorias, as obras irão contemplar ainda um novo terminal de passageiros e um sistema viário interno, além da ampliação do pátio de aeronaves e de helipontos. A última intervenção no aeroporto aconteceu no final dos anos 90.

''Temos consciência de que nos últimos tempos o Governo Federal tem buscado modernizar os aeroportos para ampliar o peso do turismo na economia. O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está trabalhando para oferecer conforto aos passageiros, para melhorar as operações e ampliar a segurança dos terminais. Sergipe não poderia ficar distante deste processo'', afirmou Marcelo Déda.

''Num primeiro momento definimos o objeto do convênio, estabelecemos as responsabilidades dos entes, e agora estamos afunilando as obrigações do Estado de Sergipe'', complementou o governador do Estado, antecipando que, de imediato, serão realizadas as ações mais prioritárias.