Sem categoria

Al-Fatá inicia assembleia geral em Belém

O movimento palestino al-Fatá deu início na manhã desta terça-feira (4) ao seu sexto congresso, na cidade cisjordana de Belém, para renovar sua direção.

A primeira conferência da Fatá em 20 anos começou com um de seus membros lendo versículos do Corão aos presentes, que permaneceram de pé também durante a execução do hino nacional.

Inicialmente se esperava a participação de 2.267 membros no congresso, porém mais de 400 convidados que residem em Gaza não puderam comparecer, porque o movimento islâmico Hamas, rival do al-Fatá e que controla a faixa de Gaza, proibiu a viagem deles até a Cisjordânia.

Ahmed Corei, um dos negociadores de paz que está presidindo a conferência, acusou o Hamas de tratar de frustrar o Congresso, ao evitar que os ativistas deixassem a Faixa de Gaza.

Várias delegações e partidos árabes e internacionais estão participando na sessão inaugural da conferência de três dias, que está sendo celebrada em um salão de eventos em uma escola próxima da Igreja da Natividade de Belém.

Foram reforçadas as medidas de segurança, com a disposição de centenas de agentes da polícia pelas ruas que levam à escola.

Com informações da agência Xinhua.