Palestina: representante do PCdoB se reúne com Mahamoud Abbas

Teve inicio nesta terça-feira, dia 4, na cidade histórica de Belém, na Palestina, o 6º Congresso do Fatah, o primeiro a ser realizado em solo palestino, que ainda se encontra sob ocupação de Israel. Depois de 20 anos – o último congresso ocorreu em 1989 em Tunis – a instância máxima do movimento de Libertação Nacional palestino, finalmente volta a se reunir.

“Trata-se de um congresso histórico porque é o primeiro que se realiza sem a
presença do fundador e líder histórico dos palestinos, Iasser Arafat. Além disso, há uma grande expectativa em torno das decisões do congresso, que busca encontrar novas estratégias na condução da luta pela independência e construção do Estado palestino”, conta Milton Alves, representante do PCdoB no evento e presidente do partido no Paraná. Até o momento, há mais de 2.500 delegados, além de delegações estrangeiras e equipes de apoio e de segurança.

O congresso teve início com uma intervenção do presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, que tomou praticamente toda a manhã. “Ele traçou um quadro político realista da situação e apontou as perspectivas no sentido de encontrar os caminhos para a libertação completa e definitiva da Palestina”, disse Alves. Abbas também denunciou a política de agressão de Israel e a continuidade dos assentamentos de colonos judeus, subtraindo ainda mais porções do território palestino.

Milton Alvesrelatou relatou ainda ter participado de breve reunião com o presidente Abbas. “Durante o encontro, expressei a opinião do partido e a solidariedade efetiva dos brasileiros e dos comunistas em particular com a causa da libertação e construção de um Estado palestino forte, democrático e soberano”. Alves também manteve contatos bilaterais com outras organizações palestinas, como a Frente Democrática, a Frente Popular, Fida e PPP.

O congresso acontece até a próxima sexta-feira, dia 6. Porém, as sessões desta quarta e quinta-feira não permitem a presença de delegações estrangeiras.

Da redação,
com informações de MIilton Alves, de Belém (Palestina)