Prefeito abre workshop de inovação para gestores municipais

Uma nova etapa do programa de inovação na administração pública, implantado pela Prefeitura de Aracaju, está aconteceu na sexta-feira (14) e continuou no sábado (15). Desta vez, o município está promovendo um workshop de criação que irá ajudar os gestores a construir projetos modernos e criativos para melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados ao cidadão nos próximos quatro anos. O evento contou com a participação de 50 gestores municipais.

Na abertura dos trabalhos, Edvaldo Nogueira desejou que mais uma vez as atividades fossem produtivas e resultassem em conhecimentos úteis para o surgimento de idéias e ações inovadoras. "Nosso desafio é fazer a cidade crescer com qualidade de vida e se modernizar. Queremos dar passos largos adiante, rumo ao futuro, e por isso precisamos nos atualizar, renovar projetos e criar alternativas novas e inteligentes, capazes de resolver problemas que ainda temos na nossa cidade e também de ampliar os inúmeros resultados positivos que já alcançamos em diversos setores", destacou.

O prefeito lembrou que Aracaju é a primeira cidade brasileira a criar um programa de inovação na administração pública e que o objetivo da iniciativa é motivar os gestores a criar novos paradigmas administrativos a partir de ações modernizadoras e inovadoras em benefício da população. Para isso, profissionais especializados em inovação foram convidados para avaliar a realidade local e transmitir experiências bem-sucedidas que vêm se destacando em todo o Brasil.

Um dos desafios é desenvolver a criatividade dos gestores para garantir avanços sem grandes custos à máquina pública. De acordo com o secretário municipal de Finanças, Jeferson Passos, o workshop tem por objetivo implantar no município de Aracaju uma cultura de busca pela inovação. "Verificamos que muitos serviços da Prefeitura de Aracaju são bem avaliados pela sociedade. Mesmo assim, a gente acredita que pode melhorar muito e a inovação é a ferramenta mais adequada para esse processo", avalia o secretário.

Realidade

Todos os gestores estão realizando trabalhos de campo. "Fazemos pesquisas, entrevistas, vivências e conversamos com a população de todas as camadas sociais, na busca de subsídios para viabilizar o surgimento de novas idéias, de propostas que coloquem Aracaju em um patamar ainda melhor", conta Jeferson.

Nos encontros anteriores, o prefeito Edvaldo Nogueira, juntamente com os técnicos especialistas, buscou sensibilizar e nortear os gestores. "Já tivemos um encontro com a equipe que está nos assessorando nesse trabalho, em que a metodologia e as tarefas foram explicadas e distribuídas. Agora estamos aqui para verificar os dados, discutir as demandas da população e formular propostas inovadoras para a cidade de Aracaju", informa o secretário de Finanças.

O secretário chefe de Gabinete, Bosco Rolemberg, acredita que a oportunidade de conhecer melhor a realidade da capital aprofunda a compreensão das necessidades de todos os setores da população. "O fator fundamental é o estímulo ao conhecimento da realidade de Aracaju e a busca solução criativas e avançadas", avalia.