Aracaju: Núcleo Orlando Vieira realiza mostra de cinema

Neste mês, o Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV) promove a mostra de filmes que relaciona o cinema com outras linguagens artísticas. As exibições acontecem no final do mês na sede da unidade, localizada na rua Lagarto, nº 2161, bairro São José. A curadoria ficou sob a responsabilidade da Profª. Drª. Miriam Tavares, que ministra o curso homônimo 'Cinema e outras Artes'.

A exibição de filmes dá continuidade a um calendário fixo de mostras temáticas mensais e é a sequência da criação do cineclube do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira. A intenção é exibir os filmes sempre na penúltima semana de cada mês, sempre às 19h. As sessões são gratuitas.

Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (79) 3211-1505/1490 ou pelo e-mail: [email protected]. O NPDOV é uma unidade da Prefeitura de Aracaju (PMA), mantida por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju).

Confira a programação:

Dia 26/08 – (QUARTA) – ENSAIO DE ORQUESTRA – Federico Fellini (1978, Itália, 70 min.)

O filme se passa num oratório, onde acontecem os ensaios de uma orquestra sinfônica. Uma estação de televisão aparece para gravar os ensaios e fazer entrevistas aos músicos. Durante as entrevistas, rinhas pessoais e competições internas entre os instrumentos são reveladas, assim como a antipatia para com o maestro. Em Ensaio de Orquestra Fellini faz sua declaração de amor à música e celebra a última trilha sonora do genial Nino Rota.

Dia 27/08 – (QUINTA) – MACUNAÍMA – Joaquim Pedro de Andrade (1969, Brasil, 108 min.)

Macunaíma é a história de um anti-herói, ou "um herói sem nenhum caráter", nascido no fundo da mata virgem. De preto vira branco e troca a mata pela cidade, onde vive incríveis aventuras, acompanhado de seus irmãos. Na cidade, segue um caminho zombeteiro, conhecendo e amando a guerrilheira Ci e enfrentando o vilão milionário, Venceslau Pietro Pietra, para reconquistar o amuleto que herdara de Ci, o muiraquitã.

Dia 28/08 – (SEXTA) – O ANTI-HEROI AMERICANO – Robert Pulcini e Shari Springer Berman (2003, EUA, 100 min.)

O antipático balconista, Harvey Pekar, resolve criar sua própria revista em quadrinhos, após se inspirar no sucesso de um amigo e em uma ficha de óbito por ele encontrada. "Anti-Herói Americano" mistura animação, seqüências ficcionais e cenas documentais. O filme faz uma crítica brutal à sociedade contemporânea, enquanto nos revela um outro lado do sonho americano.

Comunicação

Agora o núcleo conta com um novo meio de comunicação digital que é o blog http://mail.google.com/mail/www.npdorlandovieira.ning.com. No espaço, você pode conferir fotos, vídeos produzidos pelos alunos, o calendário de atividades, além da opinião dos alunos acerca dos cursos e oficinas oferecidos.