Sem categoria

UJS 25 anos: plenária nacional traçará agenda de comemorações

A plenária nacional da UJS, que está convocada pela executiva para os dias 8 e 9 de setembro, na cidade do Rio de Janeiro, abordará uma série de temas que nortearão as atividades neste segundo semestre, dentre os quais se destaca o plano de comemorações dos 25 anos da entidade. A ideia a ser debatida é transformar setembro no mês de comemorações do aniversário, estabelecendo uma agenda com atividades nacionais e locais.

"Existem datas na história de uma Organização que são marcantes e os 25 anos são uma delas. Não existe no Brasil uma experiência de entidade política juvenil, com as características da UJS, que tenha sido tão longeva e tão exitosa. Por isso, há muito o que comemorar", diz Marcelo Gavião, presidente nacional.

"Além disso, hoje a UJS é uma entidade com forte presença em vários setores de atuação da juventude. Essa data deve ser um momento para mostrar força e divulgar nossas ideias para a sociedade, filiar milhares de jovens. Enfim, é uma ocasião para realizarmos atividades externas, ocuparmos ruas e praças, demonstrar o lastro político que temos e ampliar nossas relações", finaliza Gavião.

25 (anos) na cabeça

O jubileu de prata não pode mesmo sair da cabeça da militância nesse segundo semestre, por isso ele será lembrado por todos os meios. O site da UJS deverá trazer novidades alusivas ao tema no próximo período, de maneira que o filiado possa relatar suas experiências vinculadas à entidade, enviar vídeos que relatem atividades de comemoração ou mesmo iniciativas pessoais de amor à União da Juventude Socialista.

Deverão ainda ser contempladas no plano, a execução de duas atividades nacionais – uma em Brasília e outra em São Paulo -, além da indicação de que sejam realizadas atividades (passeatas, panfletagens, bandeiraços, sessões solenes em Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas) em todos os estados.

Congresso da UBES: principal batalha do semestre

Ao lado das atividades relacionadas ao aniversário, o desafio central dos jovens socialistas nesse segundo semestre será a mobilização para o Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas.

Como medida para tornar a UBES uma entidade ainda mais presente na vida dos estudantes e na sociedade e ampliar sua capacidade de mobilização, o processo de eleições de delgados foi modificado no último CONEG.

Agora, as eleições serão realizadas em urna em cada escola, o que representa um desafio novo, que demandará esforço, recursos humanos e materiais e muita concentração do coletivo militante e das direções. Por isso, outra importante pauta da plenária será a pormenorizada discussão do plano para este 38º Congresso da UBES.

Projeto Organizativo e mudanças na direção

Para que estes objetivos sejam alcançados será também debatida a atualização do projeto organizativo da UJS à luz das novidades no cenário político, além de apreciadas as propostas de alterações na direção nacional.

Também estarão na pauta da plenária nacional o balanço do congresso da UNE e o debate sobre a Conferência Nacional de Comunicação, sendo que este deve ser transformado em conferência livre, como parte das mobilizações para a democratização dos meios de comunicação.

Candidaturas para receber o 15º Congresso

Novidade para a próxima edição do Congresso da UJS, foi aprovada na última reunião da Direção Nacional a possibilidade de que cidades interessadas se candidatem a receber o evento. Dessa forma, além de antecipar os contatos para viabilizar a estrutura, é possível que direções estaduais e municipais compartilhem responsabilidade com a nacional no esforço de construção da etapa final do Congresso.

Rio de Janeiro e Salvador manifestaram interesse em ser "cidade-sede" e já elaboram seus planos, buscando viabilizar alternativas de espaço para as atividades, alojamento e alimentação dos participantes. A plenária nacional deve endossar as candidaturas e indicar à executiva nacional a possibilidade de acompanhar o desenrolar dos projetos para posterior tomada de decisão.

Critérios de participação na Plenária

Os delegados à Plenária Nacional serão aqueles (as) estipulados pelos critérios estatutários aprovados no 14º Congresso, conforme o artigo 18º:
a) membros da Direção Nacional;
b) os (as) presidentes estaduais;
c) 01 (um) membro de cada Coletivo Nacional da UJS eleito por sua respectiva coordenação;
d) 01 (um) representante de cada estado, os quais devem ser eleitos em fóruns ou instâncias estaduais.

Nos estados em que o presidente estadual for membro da Direção Nacional, o número de representantes sobre para 02 (dois).

Fonte: UJS