Deputados buscam solução para hospital de Guanhães/MG

As dificuldades de manutenção do Hospital Regional Imaculada Conceição, no município de Guanhães, vão ser expostas pela Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, ao secretário de Estado da Saúde, Marcus Pestana.

 A visita acontece na terça-feira (25/8/09), às 15 horas, a requerimento do deputado Carlin Moura (PCdoB) e da deputada Cecília Ferramenta (PT).

A visita é um desdobramento de solicitação feita à comissão durante audiência em Guanhães, em julho, pelos representantes do hospital. Naquela reunião, que discutiu problemas de transporte entre taxistas e produtores rurais, os deputados foram procurados para auxiliar na busca de uma solução para o estabelecimento. O Imaculada Conceição funciona como hospital regional, e atende a 23 municípios da região, por meio de convênio com dois consórcios intermunicipais, o do Vale do Suaçuí e o do Centro-Nordeste.

De acordo com a deputada Cecília Ferramenta, o hospital já foi incluído no programa estadual "Pró-Hosp", por cinco vezes. "Por isso seus equipamentos foram modernizados, já que o programa atende à infraestrutura. O problema agora é a manutenção, já que 90% dos seus recursos provêm do Sistema Único de Saúde", disse.

Convidados: Foram convidados para acompanhar os deputados na visita: o provedor do Hospital Imaculada Conceição, Fernando dos Santos; e o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Suaçuí e prefeito de Santa Maria do Suaçuí, Rodolfo Lima Neto.

Fonte – ALMG