Sem categoria

Matisse, pela primeira vez no Brasil

A Pinacoteca do Estado de São Paulo apresenta, pela primeira vez no Brasil, exposição com cerca de 80 obras entre pinturas, esculturas, desenhos, fotos, documentos e livros ilustrados de Henri Emile Benoit Matisse.

O artista é referência no século 20 e influenciou várias gerações. No entanto, somente uma parcela de brasileiros que viaja para o exterior consegue contemplar a totalidade de suas obras. Mas, agora, todos poderão conhecer sua arte. A exposição Matisse Hoje faz parte das comemorações do Ano da França no Brasil e é realizada com o apoio excepcional da Biblioteca Nacional da França.

Matisse Hoje fica em cartaz de 5 de setembro a 1o de novembro. Sete salas inteiramente climatizadas da Pinacoteca receberão suas obras. A mostra também será acompanhada por trabalhos de cinco artistas franceses contemporâneos (Cécile Bart, Christophe Cuzin, Frédérique Lucien, Pierre Mabile e Philippe Richard) que dialogam ativamente com o universo matissiano.

A mostra também apresenta uma seleção de obras de artistas brasileiros (Beatriz Milhazes, Rodrigo Andrade, Paulo Pasta, Dudi Maia Rosa, Felipe Cohen e Waltércio Caldas) do acervo da Pinacoteca do Estado, cujas criações mostram um confronto com a obra do artista francês. O evento ainda promoverá ciclo de debates com especialistas franceses e brasileiros.

A exposição pretende explorar o processo criativo do artista, propondo um percurso retrospectivo que aborda os temas fundamentais da sua trajetória: a cor, a linha, o arabesco e o espaço. Para Matisse, esses elementos eram uma síntese e nenhum deles destaca-se separadamente, mas formam um todo.