Sem categoria

Redução da jornada de trabalho deve ser votada ainda em 2009

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) comemorou, nesta terça-feira (25), o avanço na tramitação de Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de sua autoria que reduz a jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais. A matéria foi tema de comissão geral na Câmara dos Deputados, reunindo representantes dos trabalhadores, dos empresários e parlamentares.

O parlamentar acredita que a matéria seja colocada em votação ainda neste semestre. “É uma meta importantíssima para os trabalhadores, sendo muito importante que a gente consiga aprovar o projeto na Câmara e o traga para o Senado”, alertou Inácio.

O senador destacou que a realidade atual dos meios de produção comporta a redução da jornada de trabalho: “Não acredito que algum senador tenha a coragem de votar contra a redução da jornada de trabalho. Hoje, com os ganhos de produtividade, fruto da velocidade extraordinária das tecnologias novas, os trabalhadores poderiam trabalhar até muito menos do que 40 horas. Quarenta horas já é uma carga que a gente poderia dizer até excessiva para o conjunto dos trabalhadores brasileiros”, observou.

Com informações da assessoria do senador