Sergipe Cidades vai gerar renda e desenvolvimento 

O governador de Sergipe, Marcelo Déda, autorizou nesta sexta-feira, 28, o lançamento de editais de licitações para 35 obras de infraestrutura em 26 municípios dos oito territórios, através do programa ´Sergipe Cidades´. Desenvolvido pela Sub-secretaria de Habitação e Programas Especiais (Subseha), o programa deflagra na prática o maior projeto de desenvolvimento integrado com obras que vão melhorar a qualidade de vida da população, gerando emprego e renda, além de desenvolvimento sustentável..

Segundo a secretária de Estado do Planejameto, Lúcia Falcón, o Governo abriu o orçamento estadual para viabilizar a interiorização do desenvolvimento econômico e social de Sergipe. “O povo de Sergipe participou das Conferências do Planejamento Participativo de 2007 e de 2008 e mais de 24 mil sergipanos disseram quais eram suas prioridades e o ´Sergipe Cidades´ nasceu para atender essas demandas”, disse.

Além de gerar emprego e renda no período de sua construção, as obras como distritos industriais, mercados territoriais para escoamento das produções e escolas técnicas profissionalizantes irão trazer um impacto multiplicador para o desenvolvimento do Estado.

De acordo com o sub-secretário de Habitação e Programas Especiais da Seplan, Sérgio Ferrari, a partir de agora as licitações começam a ser realizadas e a previsão é de que, até o final do ano, elas ultrapassem 150. “As obras variam em mais de 200 tipos de intervenções entre praças, rodoviárias, centros comunitários, mercados, pavimentações”, disse Ferrari. O prazo de execução de cada obra vai variar de acordo com o tipo de intervenção realizada.

O município de São Cristóvão será um dos contemplados na 1ª fase de obras. Segundo o prefeito Alex Rocha, o 'Sergipe Cidades' chega num momento em que o município passa por uma grande crise financeira e, por isso, a iniciativa é muito bem vinda na medida em que vai gerar emprego e aumentar a arrecadação do ISS. “Nós iremos receber uma nova delegacia, o que vai trazer mais segurança para a população que cresceu tanto nos últimos anos em São Cristóvão. E com o que vamos receber de ISS vai ajudar a cidade se reerguer”, destacou.

Para Cézar Mandarino, prefeito de Itaporanga d’Ajuda, os municípios brasileiros estão passando por um momento difícil e ações como o 'Sergipe Cidades' servem de exemplo para todo país. O prefeito de Maruim, Gilberto Maynart, concorda com Mandarino. "As obras vão ajudar a passar por essa fase difícil, com a geração de novos empregos para os municípios sergipanos, o que vai levantar a economia local", destacou.