Sem categoria

Classe C retrata a média do consumo no Brasil

Pesquisa realizada pelo Instituto Análise, especializado em estudos sobre consumo e opinião pública, revela que os consumidores brasileiros querem o que é bom. A classe C quer o que as classes A e B já têm e as classes D e E querem o que a classe C já possui, disse nesta sexta-feira o cientista político Alberto Carlos de Almeida, do Instituto Análise.

O estudo mostra que, em contrapartida, as classes A e B desejam trocar o que têm por algo sempre melhor. A pesquisa será divulgada na próxima terça-feira, no Rio de Janeiro, durante o 4º Seminário Internacional de Comportamento e Consumo, promovido pelo Senai Cetiqt. "A classe C é uma média exata do Brasil. A renda média do país é a renda da classe C", afirmou Almeida.

A sondagem revela que embora as classes A e B desejem comprar menos produtos, esses são de maior valor que os almejados pela classe C. As classes mais altas têm na TV LCD seu maior sonho de consumo, seguido pela reforma ou compra da casa. Na classe C, a meta principal é a compra de um carro.

Em seguida, aparecem o computador, a televisão e o apartamento. Já nas classes D e E, definidas como as mais humildes, a aquisição de aparelhos eletrônicos, como máquinas de lavar, por exemplo, é a maior prioridade. Foram feitas mil entrevistas domiciliares em 70 cidades, no interior e nas regiões metropolitanas brasileiras. A amostra nacional representa toda a população adulta do país de todas as classes sociais, com 16 anos ou mais.

A informação é do Monitor Mercantil