Sem categoria

Congresso da UEB pauta universidades estaduais

A União dos Estudantes da Bahia (UEB) tem nova diretoria, eleita em Congresso realizado neste final de semana (29 e 30/8), na cidade de Juazeiro. Vladimir Meira, estudantes de Ciências Sociais da UFBA e ex-diretor da UNE, assumiu a presidência da entidade pelo próximo biênio. Principal debate do congresso foi situação das universidades estaduais.

A principal pauta de discussão do congresso foi a necessidade de se criar um projeto que fortaleça as universidades estaduais, que se encontram em situação difícil. "A bandeira central será pensar um plano emergencial para reestrutar as universidades estaduais e ganhar outros movimentos da área educacional para pressionar o governo nesse sentido", diz Vladimir.

O presidente eleito reforça que é preciso que a educação superior esteja a serviço de impulsionar as potencialidades do local. "As [universidades] estaduais precisam estar atreladas a um plano de desenvolvimento do estado, pois o novo momento que vive a Bahia ainda não se refletiu nas universidades".

Os cerca de 170 delegados presentes votaram em chapa única, demonstrando a coesão do movimento estudantil baiano. Participaram do Congresso e estiveram juntas na chapa as correntes UJS, PDT, além das tendências do PT: DS, AE, CNB, EDP e OT. "A UEB foi recentemente reconstruída, este é apenas seu terceiro congresso desde então. Ainda enfrentamos dificuldades para atuação em todo o estado. Logo, foi feito um esforço grandioso de unificar todas as correntes políticas em torno da pauta para as estaduais e da consolidar a entidade no estado", finalizou Vladimir Meira.

Fonte: Fernando Borgonovi, da UJS