Sem categoria

Rio recebe Coneg da Ubes e faz posse da UEE na sexta

Após abertura do 12º CONEG da UBES, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro será palco da posse da nova diretoria da UEE gestão 2009/11. Haverá ainda um ato político da UNE.

Após abertura do 12º CONEG da UBES, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro será palco da posse da nova diretoria da UEE gestão 2009/11. Haverá ainda um ato político da UNE!

Nesta sexta-feira (4/9), o Teatro Odylo Costa, na UERJ, será o espaço para a festa da juventude estudantil do Rio de Janeiro, que assistirá a posse da nova diretoria da UEE. O principal desafio da gestão que inicia é a conquista da meia-passagem para todos os estudantes. “Na capital, essa luta está mais avançada, já que arrancamos o compromisso do atual prefeito de implementar esse direito”, afirma a estudante Flávia Calé, que assume a presidência da entidade.

A UEE-RJ já está agindo para mobilizar os alunos das universidades através de atos irreverentes nas instituições, adesivando ônibus com o símbolo da meia-passagem, além de outras manifestações para pressionar o poder público. “Estamos programando uma blitz na Câmara dos Vereadores para forçar a aprovação do nosso projeto. E essas ações não se restringem à capital. Em Caxias, onde apresentamos na última quinta-feira o projeto, já conquistamos o apoio de 8 dos 22 vereadores da Casa”, comemora a nova presidente.

Também está na agenda da UEE nos próximos meses o 2º encontro dos estudantes do PROUNI. “É a oportunidade de pensarmos como o poder público estadual e municipal podem contribuir com políticas de permanência dos estudantes nas universidades. Também lançaremos a ouvidoria do estudante do Rio de Janeiro”, finaliza Calé.

O ato que oficializa a nova direção da UEE será realizado a partir de 12h00, após a abertura do 12º Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG), que acontece paralelamente ao 1º Encontro Latino Americano de Estudantes Secundaristas.

PROGRAMAÇÃO

ABERTURA DO CONEG DA UBES:
10h00 às 12h00 – Ato “Ensino Médio Inovador” com: Fernando Haddad (Ministro da Educação), Sérgio Cabral (Governador do Estado do Rio de Janeiro), Maria Auxiliadora Seabra Rezende (Consed), Tereza Porto (Secretária Estadual de Educação / RJ), Marco Antonio Raupp (SBPC), Augusto Chagas (Pres. UNE), Hugo Valadares (Pres. ANPG), Igor Bruno (Coord. de Juv. Rio de Janeiro), Davi Barros (Pres. CONJUVE).

12h00 – Posse da nova diretoria da UEE/RJ e Ato político com a UNE

Fonte: Estudantenet