Sem categoria

Lula: alguns jornais parecem ter se especializado em más notícias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar a imprensa em sua coluna semanal publicada em jornais de todos os estados do país. Lula disse que “alguns deles [jornais] parecem ter se especializado apenas em notícias negativas, de modo que se tornaram capengas, deixando de transmitir as variadas dimensões da realidade”. As declarações foram publicadas nesta terça-feira (8), na coluna “O presidente responde”.

O presidente foi questionado por um leitor de Fortaleza “até que ponto é verdade” que “não lê jornais e tem desprezo pelo conhecimento e pelo saber”. Lula respondeu: “Na democracia, quem tem desprezo pelo conhecimento jamais chega a presidente da República”. Ele disse que, em sua rotina, recebe todas as manhãs um panorama de tudo o que foi publicado pela imprensa e que, ao longo do dia, continua a ser informado por ministros, lideranças políticas, empresariais e trabalhistas.

“Quanto ao saber, logo eu, que não pude ter uma educação formal, tenho feito muito mais pela educação do que governantes que tinham verdadeiras coleções de diplomas”, disse o presidente, que enumerou a estrutura para educação criada em sua gestão.

“Em meu governo, estamos criando 14 novas universidades, 104 extensões universitárias, concedemos 540 mil bolsas de estudos a jovens de baixa renda para curso superior, duplicamos o ingresso de estudantes nas universidades federais e estamos construindo 214 escolas técnicas”, disse.

FGTS

Na coluna, Lula também respondeu a um leitor de Mauá (SP) sobre o reajuste do FGTS, “com juros maiores”, dizendo que seria “despir um santo para cobrir outro”.

“O FGTS é utilizado para financiar a casa própria para milhões de trabalhadores de baixa renda. E são os rendimentos desses empréstimos que permitem bancar os juros e a atualização monetária das contas do FGTS (TR + 3%). Para aumentar os juros das contas, nós seríamos obrigados a aumentar os juros dos financiamentos das moradias”, disse.

“Como saída, foi criado em julho de 2008 o Fundo de Investimento do FGTS. Com esse fundo, parte dos recursos do FGTS passou a ser aplicada também nos setores de energia, rodovias, portos, hidrovias e ferrovias. O rendimento, neste caso, pode chegar a 9% anuais”, afirmou.

Estradas

Lula voltou a abordar obras em estradas na edição desta semana de sua coluna. Segundo ele, haverá um investimento de R$ 600 milhões na restauração e pavimentação da BR-319 (Manaus/Porto Velho), de 880 km. “A demora no licenciamento é porque temos que ser muito cuidadosos. Queremos que a BR-319 se transforme na primeira estrada-parque do país e atenda às necessidades tanto do desenvolvimento quanto da preservação ambiental.”

Coluna chega à 10ª edição

A coluna O Presidente Responde chegou à sua décima edição nesta terça-feira (8), com números de respeito: 149 jornais cadastrados para a sua publicação, em 107 municípios do País (dos quais 22 são capitais) de 23 estados, mais o Distrito Federal. No total foram respondidas 30 perguntas – três por semana – de leitores dos jornais cadastrados, sobre os mais variados temas, de seguro-desemprego, FMI, educação e impostos aos programas Minha Casa, Minha Vida e Bolsa Família, entre outros.

Do total de veículos aptos a publicar a coluna assinada pelo presidente Lula, 69 estão na região Sudeste (42 deles em São Paulo), 38 na região Sul, 26 no Nordeste, 10 no Norte e cinco no Centro-Oeste. Um dos jornais cadastrados circula nos Estados Unidos. Os jornais recebem exatamente o mesmo material para publicação, em formato de pergunta e resposta. A coluna tem layout livre, mas deve ser identificada pelo cabeçalho: O Presidente Responde.

Com informações do Blog do Planalto e do G1