CPI revela áudios sobre desvio de verbas no Detran

A CPI da Corrupção apresentou ontem uma série de 25 áudios com conversas telefônicas envolvendo agentes políticos do Estado, empresários e doleiros. Usando linguagem cifrada, as conversas tratam de negociações de valores e distribuição de propina.

Conforme análise da presidente da CPI, deputada Stela Farias (PT), os áudios comprovam que o esquema de corrupção no Detran continuou mesmo depois da CPI do Detran, em 2007, quando foi deflagrada a Operação Rodin da Polícia Federal. Todas as gravações foram feitas com autorização judicial e constam da ação de improbidade administrativa do Ministério Público Federal (MPF).

As gravações revelam como foram combinadas reuniões e encontros para entregas de 'fotos', 'pareceres' ou 'documentos', artifícios, segundo o MPF, para se referirem ao dinheiro desviado do Detran e distribuído entre indiciados pelo MPF. Em uma das conversas, um 'parecer com 70 volumes' é usado como referência para, segundo o MPF, a distribuição de R$ 70 mil.

As escutas registram conversas nas quais participam o ex-diretor da CEEE Antônio Dorneu Maciel, o ex-presidente do Detran Flávio Vaz Netto, o deputado José Otávio Germano, o ex-chefe da Casa Civil Luiz Fernando Záchia e a assessora do governo Walna Villarins Meneses.

FONTE: Correio do Povo NET