Sem categoria

Carlinhos Medeiros: a Rede Globo aos pés da cruz

Recentemente fizemos uma enquete rápida aqui no blog para saber o nível de credibilidade da Rede Globo, e o resultado não foi nada satisfatório para o complexo de comunicação dos Marinho. Obtivemos 100 votos dos quais 70% disseram não acreditar, 26% responderam não assistir, enquanto apenas 4% disseram confiar. […]

Por Carlinhos Medeiros, no blog Bodega Cultural

Dizem os especialistas em marketing que um cliente insatisfeito é capaz de influenciar até 200 amigos a não adquirirem um bem ou serviço fruto de sua insatisfação.

A Rede Globo está perdendo audiência, poder, credibilidade. Nem Willian Bonner com suas voz impostada e suas lagrimas é capaz de reverter esta situação.

Mesmo que permaneçam fazendo publicidade nos horários nobres como no Faustão, por exemplo, onde o casal 20 ficou um bom tempo respondendo às perguntas editadas dos telespectadores, dando uma de "anjinho", conseguirão.

Editadas sim, pois tenho certeza que alguém de senso crítico deva ter perguntado quando eles vão parar de maltratar o jornalismo.

Lembro-me quando trabalhei na Volkswagen, em meados de 1998, após o fim da Holding Autolatina, numa reunião de diretores deixei-os chocados ao afirmar que, era muito mais fácil manter a hegemonia do que reconquistá-la, e que pressentia que estávamos perdendo a liderança.

Miguel Jorge, hoje ministro de Lula, me ouviu, o resto não, e a Volkswagen, três anos depois, perdia o primeiro lugar em vendas para a concorrente Fiat.

A mesma coisa está acontecendo com a Globo. Está aos poucos, morrendo, aos pés da cruz. Perdendo credibilidade e abrindo um leque de oportunidades para outras emissoras, sobretudo para a Rede Record de Televisão.