Sem categoria

EUA debatem, pela 1ª vez, proibição nuclear

As Nações Unidas realizam em sua sede em Nova York, na quinta (24/09) e na sexta-feira (25/09), a Conferência de Alto Nível pela Proibição Total de Testes Nucleares, que reunirá mais de cem países para promover o Tratado Compreensivo de Proibição de Testes Nucleares (CTBT, na sigla em inglês).

Além de proibir os testes, o CTBT também impede que as armas nucleares existentes sejam aperfeiçoadas e tenta prevenir os danos que a radiação causa ao meio ambiente e aos seres humanos. A novidade deste ano é que, pela primeira vez desde 1999, a conferência contará com a participação dos Estados Unidos.

Apesar de o CTBT já ter sido assinado por 181 Estados e ratificado por 49 (incluindo o Brasil), há um grupo de nove dos 44 países com tecnologia nuclear cuja ratificação é condição determinante para que o Tratado entre em vigor.

Os países que faltam são China, República Popular Democrática da Coreia, Egito, Índia e Indonésia, além de Irã, Israel, Paquistão e Estados Unidos. Ao final da Conferência, será emitido um documento exigindo a participação desse grupo.

A abertura da reunião acontece no mesmo dia em que o Conselho de Segurança se reúne em nível de Chefes de Estado para discutir desarmamento nuclear e não-proliferação. Esta é a primeira vez que isto acontece desde 1992.

O encontro será aberto pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que prometeu em abril deste ano ratificar o CTBT e negociar com os países que ainda não o fizeram. Junto à China, os EUA são o único Membro-Permanente do Conselho de Segurança que ainda não ratificou o Tratado.

Para mais informações é possível visitar o site da comissão organizadora (http://www.ctbto.org), além de acompanhar o trabalho dela nas redes sociais, como Facebook, Twitter, Youtube e Flickr.

Com informações do site da ONU