Sem categoria

FED mantém juro próximo a zero e aponta recuperação econômica

O Federal Reserve (FED, banco central americano) decidiu nesta quarta-feira manter a taxa de juros dos Estados Unidos entre zero e 0,25%. Como era esperado pelo mercado financeiro, após reunião de dois dias, a instituição indicou que a economia americana parece estar se reerguendo.

"Dados recebidos pelo Comitê de Mercado Aberto em agosto sugerem que a atividade econômica está se recuperando, após forte declínio", afirmou a nota do FED. No entanto, o banco central ainda aponta que o desemprego e a dificuldade de conseguir crédito ainda restringem a alta no consumo.

"Embora a economia deve seguir frágil por um tempo, o comitê acredita que as medidas para estabilizar os mercados financeiros, os estímulos fiscais e as forças vão dar suporte a um crescimento gradual da economia e ao retorno a níveis mais altos de utilização dos recursos", afirmou.

Recessão

O FED também informou que vai diminuir o ritmo de compra de dívidas relacionadas a hipotecas para estender o programa até o março do próximo ano e promover uma transição suave nos mercados. No total, os EUA gastarão US$ 1,45 trilhão em dívidas deste tipo e mais US$ 300 bilhões na compra de títulos públicos de longo prazo.

Na última semana, o presidente FED, Ben Bernanke, afirmou que a pior recessão dos Estados Unidos desde a Grande Depressão de 1929 provavelmente acabou, mas a recuperação será lenta e demorará até que novos empregos sejam criados.

Em dezembro de 2008, o banco central americano cortou o juro básico do país para a faixa entre zero e 0,25% e injetou bilhões de dólares na economia para estimular a atividade na pior recessão em décadas.

Com agências