Presidente Lula abre sessão da ONU

Chefes de Estado e representantes dos 192 países membros reúnem-se na sede das Nações Unidas, em Nova York, para discutir mudança climática, reforma do Conselho de Segurança e Metas do Milênio; presidente Lula fará o primeiro discurso da sessão, na manhã desta quarta-feira.

A Assembleia Geral das Nações Unidas inicia na manhã desta quarta-feira, em Nova York, os debates da sua 64ª sessão.

Chefes de Estado e representantes dos 192 países membros da ONU participam da reunião anual, que vai até o dia 28 de setembro.

Tradição

Por tradição, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, abrirá os discursos da Assembleia Geral. Segundo a assessoria da Presidência da República, a importância de mudanças na governança global em prol dos países em desenvolvimento, o clima e a valorização do multilateralismo serão os destaques do discurso do presidente Lula.

Na sequência, será a vez do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Ele falou à Assembleia Geral pela primeira vez nesta terça-feira, durante a Cimeira sobre Mudança Climática organizada pelo Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon.

A 64ª Assembleia Geral é presidida pelo líbio Ali Treki e terá como destaques este ano o cumprimento das Metas do Milênio, a reforma do Conselho de Segurança, a mudança climática e a crise econômica global.