Sem categoria

Fórum Social Mundial 2010: de volta à Porto Alegre

Na próxima terça-feira (29), o Grupo de Reflexão e Apoio ao Processo Fórum Social Mundial (FSM) recebe a imprensa para a coletiva de lançamento da edição 2010, que marcará os 10 anos do encontro. O evento, que se consolidou como o mais importante espaço de diálogo e debate democrático de idéias da sociedade civil, volta a Porto Alegre (RS).

As atividades ocorrerão de 25 a 29 de janeiro de 2010 em diversas cidades que compõem a Grande Porto Alegre (RS). A capital gaúcha sediou a primeira edição do evento, em 2001, e voltou a recebê-lo em 2003 e 2005. Agora, o Fórum Social Dez Anos Grande Porto Alegre nasce em diálogo com a sociedade civil e com o apoio de diversos governos municipais da região.

Na coletiva de imprensa, alguns dos principais idealizadores do FSM – como Sérgio Haddad, Oded Grajew e Moema Miranda – esclarecerão sobre os detalhes da programação especial de 10 anos de aniversário e adiantarão os principais temas que devem permear as discussões. Além de marcar uma retrospectiva sobre as edições anteriores, a proposta do FSM 2010 é projetar possíveis caminhos futuros na nova conjuntura global.

Histórico

O FSM é um espaço de debate democrático de idéias, aprofundamento da reflexão, formulação de propostas, troca de experiências e articulação de movimentos sociais, redes, ONGs e outras organizações da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo.

Após o primeiro encontro mundial, realizado em 2001, se configurou como um processo mundial permanente de busca e construção de alternativas às políticas neoliberais. Esta definição está na Carta de Princípios, principal documento do FSM.

O Fórum Social Mundial se caracteriza também pela pluralidade e pela diversidade, tendo um caráter não confessional, não governamental e não partidário. Ele se propõe a facilitar a articulação, de forma descentralizada e em rede, de entidades e movimentos engajados em ações concretas, do nível local ao internacional, pela construção de um outro mundo, mas não pretende ser uma instância representativa da sociedade civil mundial. O Fórum Social Mundial não é uma entidade nem uma organização.

Serviço:
Coletiva de lançamento – Fórum Social Mundial 2010
Quando: 29 de setembro, 11h30
Onde: Ação Educativa – Rua General Jardim, 660
Santa Cecília
São Paulo-SP