Funcionários do BNB lançam nota de repúdio contra Superintendente

A Associação dos Funcionários do BNB (AFBNB) repudia veementemente a forma como os trabalhadores do BNB da agência Fortaleza Centro e as demais pessoas que estavam no movimento grevista foram tratados na manhã desta segunda-feira pelo Superintendente do BNB no Ceará, Isidro Siqueira.

O citado Superintendente dirigiu-se aos trabalhadores que estavam no piquete, xingando-os de tumultuadores. O mesmo afirmou que se necessário fosse, chamaria a polícia. Por coincidência, pouco tempo depois a polícia chegou ao local. Esse caso infelizmente não é isolado.

Já há muito tempo a AFBNB denuncia a forma como esse gestor trata seus subordinados, com atitudes que relembram o regime ditatorial – quando a reivindicação de direitos era tida como desrespeito à ordem. O mesmo adota posturas que ultrapassam os limites de sua função, não respeita hierarquias muito menos seus subordinados (ao constrangê-los para que pressionem “seus” funcionários, inclusive com ameaças de corte de função), obrigando funcionários a irem para agências de outras cidades, para inviabilizar a greve. As atitudes beiram o ridículo: chegou a bloquear os tíquetes refeição dos funcionários da Central de Retaguarda do Passaré como retaliação por terem aderido à greve. A Superintendência de Desenvolvimento Humano, comunicada do ocorrido, informou que a ordem não partiu de lá e já reverteu a situação.

A AFBNB compreende que os atos deste Superintendente são isolados, por acreditar que uma instituição séria como é o Banco do Nordeste não direciona seus gestores a agirem dessa forma.

É inadmissível que em uma Instituição do caráter do Banco do Nordeste, cuja missão é tão nobre – a busca pelo desenvolvimento – um servidor público que ocupa um cargo estratégico aja dessa forma.

A AFBNB reitera que atitudes desta natureza reforçam o processo em curso no país – de tentativa de criminalização dos movimentos sociais – como ocorre com o MST. Tal atitude representa um preocupante ataque à democracia construída pela sociedade brasileira às custas de muita resistência e luta.

Os trabalhadores do BNB exigem respeito e valorização.

Fonte: Assessoria de Comunicação da AFBNB