Lançado Comitê "O Petróleo é Nosso" no Piauí

O lançamento do Comitê contou com a presença de diversas entidades e de estudantes da Universidade Federal do Piauí.

A noite da última terça-feira foi de movimentação para os defensores piauienses do petróleo. O auditório do CCHL da UFPI (Centro de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Piauí) foi palco do lançamento do Comitê Estadual do Piauí "O Petróleo é Nosso", encabeçado pelo DCE-UFPI (Diretório Central dos Estudantes da UFPI), CTB-PI ( Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras Brasil – Piauí) e CUT – PI (Central Única dos Trabalhadores – Piauí).

A mesa de abertura foi presidida pelo representante da CTB-PI, Mário Ângelo, que logo passou a palavra para o diretor de planejamento do DCE, Cássio Borges. Cássio lembrou que é de extrema importância a participação da população nos debates sobre o pré-sal, já que os benefícios dos mesmo devem retornar direto para ela. "Devemos levantar as massas para essa defesa. Acho que os debates também devem ser trazidos para dentro da universidade, os estudantes também querem discutir isso", afirmou.


Mário Ângelo presidiu a mesa de lançamento


Cássio Borges fez as consideração em nome do DCE

Elton Arruda, presidente da CTB-PI, lembrou que vivemos em um mundo globalizado e regido pelo imperialismo. "As coisas estão conectadas, é inegável. Não podemos suprimir a importância do petróleo, já que esta é uma mercadoria estratégica em nível internacional", disse.


Elton Arruda, presidente da CTB, PI


Estudantes participam do lançamento na UFPI

Estiveram presentes ainda no lançamento do Comitê os presidentes da CUT-PI, Manoel Rodrigues, e da UJS-PI, Eduardo Alemão, além de repesentantes do MST, da JSB (Juventude Socialista Brasileira) e UBM-PI (União Brasileira de Mulheres – Piauí). Participam ainda do Comitê, Juventude do PT, Famepi (federação das Associações de Moradores do Piauí) e Centros Acadêmicos da UFPI.