Sem categoria

Na festa de Haroldo Lima, Dilma diz que disputa baiana é normal

A ministra Dilma Rousseff está na Bahia desde quinta-feira (8), para uma intensa agenda que inclui inaugurações no interior. Dilma participou da festa de aniversário do diretor geral da ANP (Agência Nacional de Petróleo), o baiano Haroldo Lima. Ao lado do governador Jaques Wagner (PT) e do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), candidatos ao governo, ela disse encarar com naturalidade a existência de dois palanques na Bahia para sua candidatura à Presidência.

“Geddel é ministro do governo, e Wagner é companheiro com quem também tenho laços afetivos. Então, a disputa vai ser normal”, afirmou.

O aniversário de Haroldo Lima, no restaurante Trapiche Adelaide,rememorou a trajetória do dirigente comunista, um dos últimos presos políticos da ditadura e o primeiro parlamentar a assumir a legenda do PCdoB com a democratização de 1985. O jantar reuniu diversas outras lideranças políticas, entre elas os ministros Orlando Silva (Esportes) e Edison Lobão (Minas e Energia) e o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli.

Wagner afirmou que ele não será um obstáculo para a existência dos dois palanques. “Óbvio que não acho natural, mas não serei eu quemvai impedir a existência de dois palanques. Não queria que isso acontecesse, mas infelizmente o PMDB baiano tomou outra direção”.

Questionado se há possibilidade de recomposição – caso Geddel desista da candidatura própria -, o governador respondeu: “Não sei se vai acontecer, mas eu não vou convidar”. Geddel assegurou que o PMDB marchará ao lado da ministra, incluindo um nome para disputar a vice- presidência. “É natural que os dois maiores partidos se unam na chapa”, disse.

Na manhã desta sexta-feira (9) a ministra participou de uma missa na igreja do Senhor do Bonfim, em Salvador, em ação de graças pela cura de um câncer linfático com aplicações de quimioterapia. Antes de entrar na igreja, tomou banho de folha pelas mãos de pais e mães de santo.

Depois ela foi visitar as Obras Sociais de Irmã Dulce, no Largo de Roma, na cidade baixa e de lá seguiu para uma entrevista coletiva à imprensa. Sorridente em descontraída, Dilma atendeu a populares, posou para fotos, abraçou ambulantes e beijou crianças.

Ainda nesta sexta, a ministra participou com o governador Jaques Wagner da assinatura da autorização para a concessão da BR-324 e da duplicação da BR-116. À tarde, vai à cidade de Cipó, no nordeste do estado, participaria do encerramento da caravana de erradicação do trabalho infantil e, no sábado (10), visita as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Da redação, com agências