Sem categoria

Lula sinaliza proximidade com Ciro e o mantém no campo aliado

Ao fazer-se acompanhar de Ciro Gomes no périplo que realiza juntamente com a ministra Dilma Rousseff nas regiões contempladas com as obras de revitalização e transposição do rio São Francisco, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cuida de sinalizar sua proximidade com o deputado do PSB.

E tenta neutralizar os ataques que foram dirigidos a Ciro por setores do PT, vocalizados pela ex-prefeita Marta Suplicy, na tentativa de desqualificar a transferência de seu domicílio eleitoral para São Paulo. De quebra, o presidente Lula mantém viva a perspectiva de que Ciro aceite candidatar-se a governador por São Paulo.

As críticas de Marta Suplicy, apenas dois dias depois que Ciro formalizou a transferência do domicílio eleitoral do Ceará, afirmando que ele não tinha
"nada a ver" com São Paulo, foram uma ducha de água fria na tentativa de enraizar sua atuação política em território paulista.

O deputado do PSB atendeu a um pedido direto de Lula para que fizesse esse movimento e a declaração da ex-prefeita atravessou a complexa montagem que o presidente tenta alinhavar para que reste no palanque dos partidos aliados apenas a candidatura da ministra Dilma Rousseff à Presidência da República.

Em seu estilo pessoal e caloroso, Lula ainda brindou Ciro Gomes com a declaração de que o "adora", afago que estendeu também à ministra da Casa Civil. A caracterização do presidente de que ambos são propensos a "voos solos" não exclui os planos de transformar Ciro em candidato governista à sucessão paulista. Restou, assim, a convicção de que o presidente encara o deputado do PSB como um aliado político e pretende tê-lo ao seu lado para o embate frontal com os tucanos em 2010.

Fonte: Agência Estado