Sem categoria

Projeto Grito do Ipiranga, lança mix-tape no mês da Independência

"O grito da independência do Brasil foi dado no Ipiranga. Nós, que somos do movimento hip-hop estamos sempre “gritando”, no sentido de alertar, denunciar. O rap tem muito disso na sua essência. Nosso grito não tem haver com o grito dado por D.Pedro, mas com a nossa arte, nossa música, protesto e liberdade de expressão. Somos grupos independentes de rap e nosso grito tem que ecoar por todos os cantos." Diz Neurus Idealizador do projeto e é com ele que você confere nossa troca de idéias.

Por Beto Teoria

Quem é o idealizador do projeto?
O idealizador do projeto e da mix-tape sou Neurus MC do grupo Transfusão e morador do bairro do Ipiranga . Tive essa idéia há muito tempo, mas só agora, em 2009 pude compartilhar e colocar em prática junto com os meus amigos. Foi o passo inicial. A idéia agora é dar continuidade na mix-tape, com outros grupos da região e batalhar para que as pessoas se apropriem do projeto, Grito do Ipiranga como um todo. A mix-tape é parte do Projeto

Qual a proposta principal do projeto e do CD?

A proposta principal do projeto é transformar a dispersão em trabalho conjunto. Fazer com que o Ipiranga volte a ter a força que já teve para podermos avançar ainda mais. Já somos, historicamente, referência mundial. Não dá pra falar de Brasil sem falar do Ipiranga. O hino nacional é prova disso. Claro que isso não significa ser melhor que outras regiões, mas temos que honrar o lugar que foi e é palco da nossa história.

É pra fortalecer o Hip-Hop?

O Hip-Hop da região precisa mostrar mais sua cara e sinto que a união só acontece em pequenos grupos isolados. A idéia é movimentar geral em prol de uma bandeira única, que é o hip-hop, com a etiqueta Grito do Ipiranga. Porque não? Se o Projeto é a estrutura que vai fortalecer essa bandeira, então não há o que temer.

A idéia do projeto é gravar mix-tape?

A mix-tape é o carro chefe desse projeto. Foi o primeiro passo. A idéia é fazer outras, com outros grupos e a partir daí, com o tempo, fortalecer o movimento na região e investir em outros projetos e ações ligadas ao hip-hop. A industria cultural é um veneno servido em taça de ouro falso.

Além de você Neurus, quais são os artistas participantes?

Convidei para esse primeiro trabalho os amigos mais próximos: Benigno (meu irmão), Pretto-T, Lews Barbosa (Potencial 3 / Produto Paralelo), Emiciene, BillRocMC, Controlversos, e Negro-D (Z/S a formação).

Como foi reunir estes artistas para gravar?

Foram momentos muito especiais e uma terefa difícil também, porque nem todos tinham suas músicas produzidas e prontas. A maioria, inclusive eu, estava no processo de gravação. Nos reunimos na casa do Emiciene, escolhemos as músicas, rateamos a grana e acreditamos. Trabalhar em grupo é um pouco complicado porque cada um tem uma opinião, uma visão, um jeito de trabalhar, mas com diálogo aberto e um direcionamento com foco, tudo tem mais chance de seguir bem. O Emiciene deu muita força pra essa mix-tape porque, além de ser meu amigo e parceiro em vários projetos, recebeu todo mundo em sua casa e administrou várias situações. Todo mundo chegou com vontade e deu tudo certo. Isso é o que vale. Todo mundo junto, fazendo música com o coração e zelando pelo principal que é nossa amizade.

Como foi dividida as tarefas? Produção musical, capa, etc…

Cada um teve um importante papel nesse trabalho. Eu e o Emiciene, além de produzirmos nossas próprias músicas, produzimos também outros grupos. Na mix-tape eu produzi o Pretto-T e o Controlversos. O Emiciene produziu o BillRocMC e o Negro-D (Z/S a formação). O Benigno tem produção própria e o Lews Barbosa cedeu as músicas do seu primeiro álbum de paralelo ao Potencial 3 – “Cachorro Magro S/A”. A produção foi feita pelo DJ Wallace.

Terá algum tipo de divulgação especial do projeto ou festa de lançamento?

Temos a pretensão de fazer ainda este ano uma festa de comemoração do projeto e da mix-tape. Ainda não desenvolvi nada e nem falei com o pessoal sobre o assunto. Isso requer muito tempo pra elaborar, dedicação e uma correria monstro de cada participante. Principalmente a colaboração dos espaços, que é geralmente o maior empecilho. Mas a idéia é essa mesmo; ocupar todos os lugares que podemos ocupar e mostrar nossa arte, nosso trabalho. Esse primeiro grupo que se formou ainda tem muita missão pra cumprir. De qualquer forma sempre estaremos juntos. Mesmo com outra mix-tape nas ruas, com outros grupo, porque o projeto continua.

Pra quem quiser adquirir o CD ou conhecer um pouco mais do projeto, qual é o canal de acesso?

Para ouvir as musicas e acessar o site de cada integrante, basta acessar o link abaixo:
http://www.myspace.com/mixtapegritodoipiranga
Para baixar as músicas gratuitamente, o link é:
http://www.4shared.com/dir/21742294/f383e995/sharing.html
Para fazer Download da mix-yape:
http://www.megaupload.com/?d=4GM0UJB0
No blog do Projeto Grito do Ipiranga também é possível baixar as músicas na faixa:
http://gritodoipirangahiphop.blogspot.com

Deixe uma mensagem para os leitores

Espero que apareçam outros projetos como o Grito do Ipiranga, Ação Cumbica e muitos outros espalhados pelo Brasil para que possamos de fato ter um hip-hop organizado. Para que haja fortalecimento da cultura como um todo. Só assim vamos poder não só ocupar os espaços, mas ocupá-los com dignidade, respeito e reconhecimento pelo papel importante e fundamental que desenvolvemos como movimento.

Existem muitas mentes brilhantes no hip-hop. O que falta as vezes é atitude e todo mundo é culpado pelo bem que não faz. A próxima geração não pode olhar pra trás e dizer: “Aqueles sacanas não fizera nada pra mudar o cenário. Ta tudo igual”.

Vamos resgatar nosso espírito guerreiro e avançar. É isso aí! Um salve à todas as quebradas, à todos os leitores, ao Beto teoria, meu mano, e à Nação Hip-Hop. Muita paz, amor, ritmo e poesia!

Fonte: www.betoteoria.blogspot.com