Sem categoria

Novo site resgata história do "General das Massas" Abreu e Lima

Acaba de ser lançado o site América de Abreu e Lima (www.americadeabreuelima.com.br), cujo conteúdo é o resultado de uma pesquisa sobre aspectos políticos, sociais, ambientais, artísticos, urbanísticos e de costumes de várias nações sul-americanas no início do século XX, além de mini-biografias de alguns importantes personagens. Seu fio condutor é a trajetória do pernambucano José Inácio de Abreu e Lima pela região, entre 1818 e 1830.

"A pátria não é apenas o local onde nascemos, pois o homem é cidadão do mundo."
Abreu e Lima

Realizado a partir de escritos do próprio Abreu e Lima e de outros autores do seu tempo, além de estudiosos contemporâneos, não se trata de publicação acadêmica, mas de informação e de estímulo ao debate sobre uma importante figura histórica e o período de grandes transformações no qual viveu, que moldou a América de hoje. Com redação final, em linguagem jornalística, de Paulo Santos de Oliveira, autor de "A Noiva da Revolução" e "Seis de Março", esta pesquisa também está subsidiando este escritor na preparação do seu novo romance, “O General das Massas”, e ao pintor José Cláudio, que trabalha sobre o tema.

Abreu e Lima

O general José Inácio de Abreu e Lima nasceu no Recife, em 1792, e morreu nessa mesma cidade, em 1869. Este site está sendo lançado, portanto, no ano do 140º aniversário da sua morte, e também naquele que antecede o bicentenário do início das lutas de libertação da América Hispânica, ocorrido em 1810, das quais esse militar e intelectual pernambucano foi um destacado participante.

Exilado após a Revolução de 1817, o então jovem capitão alistou-se no exército de Simón Bolívar, ao lado de quem, durante treze anos, percorreu um vasto território, abrangendo os atuais Panamá, Equador, Peru, Bolívia e Colômbia e Venezuela, que ajudou a libertar da dominação espanhola.

Pelo seu desempenho nos campos de batalha, Abreu e Lima alcançou o posto de general, conquistando um lugar no seleto rol dos “Libertadores das Américas” e tornando-se o brasileiro que mais se distinguiu no exterior,

Também desenvolveu um intenso trabalho como jornalista, polemista, ensaísta e historiador, cabendo-lhe o mérito, entre outros, de haver sido o primeiro a divulgar as idéias socialistas no continente. Por sua luta a favor das classes menos favorecidas, ganhou, de volta ao Brasil, o apelido de "General das Massas".

O projeto

Coordenado pelo jornalista Paulo Gonçalves, o projeto de pesquisa teve produção executiva de Andrea Mota, consultoria acadêmica da mestra Tatiana Ferraz, fotos de Vlademir Almeida, e o site foi desenvolvido site pela 2abad – Design e Imagem Corporativa, tudo com apoio da Fundarpe, através do Funcultura/2008.

Fonte: Patria Latina