Fortaleza sedia Festivais Regionais para Pessoas com Deficiência

Os Festivais carregam o compromisso de mostrar a capacidade e as inúmeras possibilidades das quais essas pessoas são capazes.

Nos dias 21 e 22 de outubro Fortaleza sediará os Festivais Regionais de Arte e Cultura para Pessoas com Deficiência. O dia 21 é dedicado às instituições que atendem pessoas com deficiência da região metropolitana de Fortaleza. No dia 22 o Festival conta com a participação das instituições da capital. Durante os dois dias, os Festivais acontecem na Praça Luiza Távora (Praça da Ceart).

Os Festivais Regionais para as Pessoas com Deficiência, com o tema “A deficiência não é um problema. Seu preconceito, sim”, estão reunindo todos os municípios do Estado em torno da arte e da cultura produzidas pelas pessoas com deficiência. Ao todo oito Festivais estão programados para acontecer até novembro de 2009. Acopiara e Tauá já foram palco de apresentações artísticas e exposições gastronômicas e artesanais.

Em Fortaleza haverá apresentações de instituições como a Associação de Cegos do Estado do Ceará – Acec, que encenará uma peça de teatro; e exposições de tecelagem, papel reciclado e trabalho em madeira e mosaico dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Fortaleza – Apae. David Valente, músico que toca teclado com os pés abrirá os shows marcados para iniciarem as 16h30.

Na programação de todos os Festivais, consta a realização de uma mesa-redonda com um defensor público, um atleta paraolímpico e um médico discutindo assuntos relacionados ao relacionamento com a família e a sociedade, o ciclo de vida e a garantia dos direitos das pessoas com deficiência.

Os Festivais são uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura e Gabinete da Primeira-dama do Estado e executado pela Associação para o Desenvolvimentos dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE.

Municípios convidados para o dia 21 de outubro:

Aquiraz, Banabuiú,Caucaia, Chorozinho,Choró, Eusébio, Fortaleza, Horizonte, Itapipoca, Itapajé, Irauçuba, Maracanaú, Maranguape, Pentecoste, Pacajus, Paracuru, Paraipaba, Quixadá, São Luiz do Curu, São Gonçalo do Amarante, Tururu, Tejuçuoca, Trairi, Uruburetama, Umirim, Pacatuba, Guaiuba e Itaitinga.

Instituições que já confirmaram participação no dia 22 de outubro:

Apae Fortaleza, Abrigo Desembargador Olívio Câmara – Adoc, Casa da Esperança, Instituto Moreira de Souza e Associação dos Cegos do Estado do Ceará – Acec.

Serviço:

Festival Regional de Arte e Cultura para as Pessoas com Deficiência – Fortaleza

21/10 – 14h30 às 20h
22/10 – 16h30 às 20h

Praça Luiza Távora (Praça da Ceart)

Fonte: Assessoria de Imprensa da Secult