TV comunitária ousa e veicula Conferência de Comunicação ao vivo

Os membros da Associação União dos Moradores de Luta do Álvaro Weyne fizeram a primeira transmissão ao vivo da TV UMLAW durante a Conferência Municipal de Comunicação em Fortaleza, que aconteceu no último final de semana, nos dias 16 e 17 de outubro.

TV Comunitária UMLAW

“Tivemos essa iniciativa porque nós já participamos de outras Conferências e sentimos falta do ‘povão’. Então, essa transmissão ao vivo é para ampliar a participação das pessoas. A gente da periferia sofre com o ‘não-espaço’ na comunicação. Quando as tv’s vão para o nosso bairro é só para mostrar coisa ruim. A nossa TV é para mostrar o lado bom da nossa comunidade”, afirma Ivanildo Batista, presidente da Associação e diretor da TV UMLAW.

Segundo Batista, há muito mais a ser mostrado no bairro. “Temos aqui muitos projetos sociais que não têm espaço para divulgação na grande mídia. A nossa TV surge como alternativa para combater essa visão negativa que as pessoas ainda têm de si próprios”, afirma.

A TV UMLAW surgiu em março de 2008. Com pouco mais de um ano e meio de atividade, a TV comunitária já lançou 16 vídeos. “Fora esses, devido as nossas ainda pequenas condições, temos entre 30 e 40 vídeos para serem concluídos”, contabiliza Ivanildo. A equipe conta com a colaboração de 10 pessoas, entre repórteres, editores, cinegrafistas e colaboradores. Os equipamentos foram adquiridos com recursos da própria associação. “Só agora fomos beneficiados com o Edital Ponto de Mídia Livre. Com a premiação em dinheiro, pudemos melhorar a qualidade do nosso material, como o computador, por exemplo”, comemora.

A comunidade tem influência direta nos assuntos a serem abordados pela TV UMLAW. “Fazemos reuniões periódicas de quarteirões. De acordo com a demanda daquele quarteirão, construímos a pauta de atividades a serem desenvolvidas pela TV. Além disso, ficamos atentos ao que acontece no resto da cidade para que a gente não fique isolados do mundo. Foi o caso da Conferência de Comunicação”, considera o diretor da TV.

Para Ivanildo, a repercussão com o sucesso da transmissão ao vivo durante a Conferência Municipal de Comunicação em Fortaleza foi positiva. “Nossa intenção é, com esta experiência adquirida, conseguirmos estender este trabalho. Já estamos programando a transmissão, também ao vivo, da Conferência de Cultura”, informa.

Saiba mais sobre a UMLAW

A União dos Moradores de Luta do Álvaro Weyne foi criada em novembro de 1990. Composta por moradores do bairro e por representantes de entidades da comunidade, a UMLAW tem por objetivos a defesa dos interesses e reivindicações dos moradores do bairro junto aos poderes públicos; promover atividades que visam divulgar informações úteis sobre saúde, educação, habitação, ecologia, segurança, lazer e todos outros aspectos de vida da população através de cursos, palestra, atividades artísticas e culturais; promover a pesquisa dos reais problemas existentes no bairro, elaborar planos de urbanização e serviços que melhor atendam os interesses da população; desenvolver e fortalecer junto aos moradores os princípios de amizade, união e solidariedade humana e ainda estimular a troca de experiência e a realização de ações comuns entre os moradores do bairro.

Ao longo desses anos, a UMLAW desenvolveu inúmeros projetos relevantes tanto na região de abrangência da comunidade como em outras localidades do Estado. O projeto “Retrato de Nossa Gente”, por exemplo, qualificou 45 adolescentes na área da fotografia no município de São Gonçalo do Amarante. O “Boi Pingo de Ouro” visa resgatar a cultura folclórica local através das crianças da comunidade; o “Reino Encantado da Leitura”, pretende constituir um grupo de leitores com crianças e adolescentes do bairro Álvaro Weyne, utilizando uma mini-biblioteca móvel. Já no “Reciclando o Amanhã”, a associação recebe materiais recicláveis dos moradores da comunidade contribuindo com a preservação do meio ambiente ao mesmo tempo que ajuda no custeio dos trabalhos sociais desempenhado pela UMLAW. Há ainda outros projetos como o Projeto Culturando, Recicle o Saber, Álvaro Weyne no Combate ao Dengue, 70 Peixes, Mac Locadora, Teatro de Bonecos Gigantes e o Bloco Urubu Encantado.

Para saber mais acesse: União dos Moradores de Luta do Álvaro Weyne

De Fortaleza,
Carolina Campos