Sem categoria

Wyclef Jean revive personagem revolucionário haitiano em mix-tape

Wyclef Jean retornará a suas raízes no hip-hop com o lançamento de um novo trabalho uma mix-tape chamada DJ Drama Presents Wyclef Jean Aka Toussaint St Jean "From the Hut to the Projects to the Mansion”, previsto para Novembro de 2009 o CD tem a participação de vários medalhões como; Timbaland, Cyndi Lauper, Lil Kim, entre outros.

Wyclef mix tap

Toussaint St. Jean é o personagem-título do novo EP de Wyclef, o personagem é vagamente baseado no século 18, um herói revolucionário haitiano, Toussaint L'Ouverture, uma figura que levou o Haiti a ter destaque no cenário internacional. Wyclef, que é originário do Haiti, habita o papel de Toussaint e recria-se no espírito de um guerreiro nobre, um homem que diz exatamente o que está em sua mente. Toussaint trás rimas duras num estilo "militante".

E qual é a diferença entre Wyclef e Toussaint? "Toussaint é mais direto", disse Wyclef. "Ele não vai adoçar nada. Tudo o que ele está pensando ele vai dizer. Eu ainda tenho a minha língua mais afiada do que nunca, mas procuro criar as configurações adequadas de forma musical para os contos terríveis de Toussaint” conclui Wyclef.

Uma das músicas do projeto que traduz os sentimentos que motivam "Toussaint St. Jean" é a intensidade dramática de "The Streets Pronounce Me Dead", uma crônica de Wyclef testemunhando o seu próprio funeral. É um comentário sobre o sentido Wyclef de si mesmo como um homem esquecido no cenário do hip-hop, apesar do impacto revolucionário do seu antigo grupo, o Fugees. Cujo álbum de 1996 "The Score" é um best-seller álbum do hip-hop de todos os tempos, com vendas de quase vinte milhões de cópias em todo o mundo.

Em Faixas como "Warriors", "Letter From a Penn e", Wyclef descreve a vida nas ruas e suas consequências em uma narrativa emocionante lembrando nelas os ambientes de matérias primas como o Haiti e Brooklyn.

Wyclef traz mensagens interessantes em "Toussaint St. Jean" como; "nem tudo que parece ruim é realmente ruim, porque o verdadeiro homem mau se move em silêncio” ou “Você não me vê com uma arma, mas isso não significa que o cara com uma arma seja mais malvado do que eu”.

"Toussaint St. Jean" representa apenas o primeiro passo no caminho para um outro álbum que ele pretende lançar em 2010 intitulado simplesmente “Wyclef Jean” O álbum vai refletir um retrato tridimensional do artista sendo que a saga “Toussaint St. Jean” será apenas uma parte de tudo isso.

Wyclef, é conhecido como um grande produtor musical trabalhou com Bono do U2, Shakira, Santana entre outros, e em 2007 o sucesso "Hips Don't Lie" em parceria com Shakira foi um dos hit mais executados do mundo.

Sua extensa obra humanitária com a sua organização Yele Haiti, fundada em 2005, trouxe uma atenção mundial para o Haiti. Sua relação indissolúvel com os fãs é sem precedentes. Em questão de poucos meses, Wyclef agregou mais de 1 milhão de seguidores no Twitter, e seus fãs são considerados uma extensão dele.

Fonte: http://hiphopruckus.com