Sem categoria

Cuba: Fidel e Frei Betto debatem movimentos latino-americanos

O líder cubano Fidel Castro se reuniu com Frei Beto, seu "amigo íntimo", com quem analisou o desenvolvimento dos "movimentos sociais progressistas" na América Latina, informa um comunicado oficial. A notícia foi veiculada neste sábado pelo jornal cubano Juventude Rebelde.

De acordo com a publicação, Fidel teve com o frade brasileiro “uma profunda troca de opiniões sobre o papel da ética nas relações humanas, no exercício do governo e no desenvolvimento dos movimentos sociais progressistas que transcorrem na América Latina", No "animado diálogo", Fidel e Betto, uma das figuras emblemáticas da esquerda católica da América Latina, também abordaram "temas relacionados à influência dos meios de comunicação de massa na sociedade".

O Juventude Rebelde agrega que o ex-presidente cubano, de 83 anos, "ficou muito satisfeito ao se encontrar com um amigo que durante mais de 30 anos têm mantido uma solidária relação com a Revolução Cubana".

Escritor, antropólogo e filósofo, Frei Betto é um dos impulsores da Teologia da Libertação na América Latina. Ele visita Havana com frequência e escreveu o livro Fidel Castro e a Religião.

Já Fidel, líder da Revolução Cubana de 1959, é primeiro-secretário do governante Partido Comunista local. Desde 2006, a chefia do Estado cubano é exercida por seu irmão, Raúl Castro, de 79 anos.

Da Redação, com agências