Sem categoria

FMI vende 200 t de ouro a Índia por US$ 6,7 bilhões

O Fundo Monetário Internacional (FMI) vendeu 200 t de ouro a Índia por US$ 6,7 bilhões, com o objetivo de engrossar um fundo de investimento para ser financiado, segundo informou nesta terça-feira a entidade em comunicado.

Com esta operação, o organismo se desfez de quase a metade das 403,3 toneladas de ouro cuja venda tinham aprovado os países-membros, como forma de criar uma nova fonte de receita para suas operações.

"Esta transação é um passo importante na consecução dos objetivos do programa de vendas limitadas de ouro do FMI", disse no comunicado seu diretor-gerente, Dominique Strauss-Kahn. O Conselho Executivo do Fundo aprovou esse programa no ano passado, quando a instituição passava por uma crise orçamentária porque tinha ficado sem clientes.

A crise fez com que um grande número de países buscassem novamente de os empréstimos do FMI, especialmente do Leste da Europa. Mesmo assim, o Fundo seguiu adiante com seu projeto, que lhe permitirá deixar de depender exclusivamente dos juros que cobra por seus créditos.

O FMI usará a maioria da receita pela venda do ouro, que apresentaram em seu dia os países-membros, para estabelecer um fundo de investimentos com normas mais flexíveis que as permitidas anteriormente.

Empregará o resto do dinheiro para subsidiar seus empréstimos aos países pobres. A venda do ouro a Índia aconteceu entre 19 e 30 de outubro, a preços de mercado cotados a cada dia. O Fundo está aberto a vendas a outros bancos centrais e posteriormente colocará no mercado aberto "de forma gradual" até chegar às 403,3 t, informou no comunicado.

Antes da venda a Índia, o FMI contava com 3.217 toneladas de ouro em seus cofres, o terceiro maior tesouro do mundo, após o Federal Reserve americano e o Bundesbank alemão.

Com agências