Sem categoria

EUA: uma dívida do tamanho do PIB

A dívida pública dos Estados Unidos deve fechar o ano em US$ 12,104 trilhões, teto determinado pelo Congresso e, praticamente o mesmo valor do produto interno bruto (PIB) do país). A projeção foi feita pelo Tesouro dos EUA.

Em seu relatório trimestral sobre o financiamento da dívida, o Tesouro previu que o teto da dívida seja alcançado entre "meados e o final de dezembro": "O Tesouro trabalha em estreita cooperação com o Congresso para a adoção de uma lei que eleve esse teto", acrescentou o relatório.

O déficit fiscal do país atingiu o recorde de US$ 1,417 trilhão, no ano fiscal de 2008-2009, que se encerrou. Esse valor equivale a cerca de 10% do PIB, a maior porcentagem desde a II Guerra Mundial. O valor supera em quatro vezes o déficit do ano fiscal 2007-2008, o último totalmente sob a gestão de George Bush.

Além da gastança com as invasões do Iraque e do Afeganistão, que foi mantida pelo novo governo, o presidente Barack Obama fez fortes inversões na economia, principalmente nos setores financeiro e automotivo, para tentar tirar o país recessão.
Com a economia paralisada, o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) decidiu, por 10 x 0, manter o juro na faixa de zero a 0,25%, nível em que está desde dezembro passado.

O juro não foi elevado, apesar de o Fed melhorar sua avaliação sobre a economia. No comunicado divulgado ao término do encontro de dois dias, o Fed afirmou que planeja manter o juro em baixa por um período prolongado, diante do desemprego elevado e da inflação baixa. Essa tendência não alterada pelo fato de o Fed se mostrar levemente mais otimista em relação à avaliação de um mês atrás sobre as perspectivas de recuperação da economia.

A informação é do Monitor Mercantil