Sem categoria

Lançamento de livro e blog mostra prestígio de Renato Rabelo

Um dos eventos mais concorridos deste terceiro dia do 12º Congresso Nacional do PCdoB foi o lançamento do livro 'Ideias e Rumos', do presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, publicado pela editora Anita Garibaldi, em parceria com a Fundação Maurício Grabois. A quase totalidade dos mais de mil participantes do 12º Congresso do PCdoB, que ocorre no Anhembi, em São Paulo, prestigiaram o lançamento.

Satisfeito com a oportunidade de reunir numa volumosa obra boa parte de seus artigos, informes e análises sobre a conjuntura nacional e internacional, Renato Rabelo fez questão de agradecer aos patrocinadores da iniciativa e convidou para estar ao seu lado os seus familiares que estiveram com ele durante o período de clandestinidade e que "nos ajudaram generosamente nos momentos mais perigosos e tormentosos". Compareceram ao lançamento seus netos, filhos, genro, irmã e a esposa Conceição Leiro Rabelo, a Conchita, aos quais Renato dedicou a publicação.

O público presente formou uma grande fila para adquirir e autografar o livro. Quase uma hora depois do início da sessão de autógrafos, Renato Rabelo ainda assinava exemplares do livro para militantes comunistas que fizeram questão de levar esta lembrança do evento. Cerca de 300 livros foram vendidos em pouco mais de duas horas.

Algumas pessoas compraram mais de um exemplar. Como fez Agenor Souza, militante comunista da cidade de Juazeiro, Bahia. Souza comprou cinco exemplares do livro, todos autografados pelo autor.

Agenor disse à reportagem do Vermelho que os livros são um presente para amigos que não puderam vir ao Congresso mas que adorariam estar aqui e certamente terão muita satisfação em poder ler as idéias de Renato Rabelo registradas na publicação.

Perguntado sobre o que esperava encontrar no livro, o militante comunista disse que esperava ler muitas histórias e reflexões sobre episódios que não teve oportunidade de presenciar e que agora poderá imaginá-los com a leitura de livro. "Será uma leitura muito apetitosa", disse.

Três décadas de reflexões

Ideias e rumos reúne textos, intervenções políticas e discursos de Rabelo ao longo de seus quase oito anos à frente do partido. O livro traz reflexões acerca da conjuntura política nacional e internacional nas últimas três décadas. Dividida em três partes – O Rumo, O Caminho e O Instrumento – a obra oferece avaliações teóricas sobre as diretrizes e a luta do partido pelo socialismo, num total de 55 textos. O livro tem como maior trunfo reunir para os leitores os textos mais importantes escritos pela liderança do partido.

Segundo o presidente da Fundação Maurício Grabois, Adalberto Monteiro, essa publicação passa a pertencer a uma biblioteca importante no Brasil. "É uma biblioteca constituída pelo pensamento, pela elaboração de líderes políticos, líderes partidários, que procuram associar o labor teórico com a prática política concreta", disse.

Para Monteiro, a importância da Fundação estar à frente desta inciativa "é exatamente saber que está proporcionando à comunidade de leitores da esquerda brasileira, do campo progressista, um livro que tem este perfil: um perfil de gente que estuda, pesquisa, elabora e ao mesmo tempo aplica esta elaboração para iluminar os rumos da luta política no país".

Adalbeto informou ainda que o livro de Renato Rabelo inicia uma série de lançamentos editoriais da Fundação. Citou como publicações que serão lançadas em breve os livros do jornalista José Carlos Ruy e do historiador Augusto Buonicore.

Blog

Além do lançamento do livro, o evento do início da noite deste sábado (7) marcou também a inauguração do blog do presidente do PCdoB. O blog do Renato –hospedado no portal Vermelho no endereço http://www.vermelho.org.br/blogs/blogdorenato/ — terá quatro editorias: Andando pelo país, Gente brasileira, Vale a pena dar uma olhada e Últimas notícias e também reunirá imagens e as mensagens do microblog Twitter.

"Nosso blog foi elaborado com o objetivo de ser um espaço democrático, superando as barreiras da grande mídia, e que ajude o debate sobre os desafios que temos na construção de um Brasil,soberano,democrático, justo e solidário" destacou o presidente do PCdoB.

Trajetória

Renato Rabelo nasceu em 1942 em Ubaíra, interior da Bahia. A militância no movimento estudantil começou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, fazendo parte da Juventude Universitária Católica (JUC), e depois da Ação Popular (AP).

Em 1965, foi eleito presidente da UEB (União dos Estudantes da Bahia). Com o endurecimento do governo militar na Bahia, Rabelo entra num período de semi-clandestinidade e vai para São Paulo. Mais tarde foi eleito vice-presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes). Após o término de sua gestão na UNE, assume papel de destaque na direção nacional na Ação Popular, indo estudar na China por seis meses, em plena Revolução Cultural. No retorno ao Brasil, participa da luta política da AP em Goiás. Graças a esta política de vinculação ao povo, consegue resistir à perseguição da ditadura.

Com a incorporação da AP ao PCdoB, Rabelo ingressa no partido compondo o Comitê Central da organização, de onde contribui para criar bases de retaguarda para a Guerrilha do Araguaia.

Em 1976, passa a viver exilado em Paris. No final de 1979, retorna ao país com a Anistia, e participa da preparação do 6º Congresso do PCdoB, um congresso semi-clandestino, pois o partido só conquista sua legalidade em 1985. Passa a integrar o secretariado do PCdoB, fazendo parte da Executiva Nacional. Foi eleito duas vezes vice-presidente nacional do partido, responsável pela juventude, depois pela organização partidária. Em 2001 é eleito presidente nacional do PCdoB. Participou das coordenações das cinco campanhas de Lula, desde 1989. No segundo mandato de Lula passa a integrar o Conselho Político do Governo da República.

SERVIÇO
Livro: Ideias e Rumos
Autor: Renato Rabelo
Editora: Anita Garibaldi
Preço sugerido: R$ 30,00
O livro pode ser adquirido pelo site da editora: www.anitagaribaldi.com.br

Da redação,
Cláudio Gonzalez