Eliana Gomes reúne-se com Coordenador do TRANSFOR

A vereadora Eliana Gomes (PCdoB) se reuniu na tarde da última quarta-feira (4/11) com o coordenador do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor), o engenheiro Daniel Lustosa, na sede do programa (Dionísio Torres). Na pauta, a abertura da avenida Duque de Caxias, o alargamento da Sargento Hermínio e as calçadas da Bezerra de Menezes.

Eliana Gomes Transfor

Eliana defendeu a abertura da Duque de Caxias e disse que esta é uma reivindicação antiga dos moradores do Monte Castelo e região e que, agora, com a desativação da linha de trem, as condições são favoráveis para que o sonho se concretize. Para a vereadora, a medida, além de melhorar o acesso e o trânsito, também vai contribuir com a segurança dos moradores da região.

A vereadora perguntou sobre a obra de alargamento da Sargento Hermínio e também elogiou os trabalhos do Transfor na avenida Bezerra de Menezes que, entre outras benfeitorias, está devolvendo as calçadas para os pedestres. Eliana disse estar ali, representando o desejo dos moradores da região que há muitos anos não podiam usar as calçadas que, por terem o meio-fio rebaixado, eram ocupadas por carros e motos.

Outra reivindicação apresentada foi a abertura da rua São Paulo na altura da trilho, no bairro Jacarecanga. Segundo o morador Beethoven Rodrigues, que também participou da reunião, isso iria ajudar muito no trânsito da área e ainda podia ser uma alternativa para os ônibus que seguem no contra-fluxo da avenida Francisco Sá.

O engenheiro Daniel Lustosa apresentou os projetos do Transfor, previstos para a área da Regional I, disse que no lugar do trilho (av. José Bastos) será construída o primeiro Anel Viário do Município, previsto em Lei ainda em 1980, e que no cruzamento da avenida Bezerra de Menezes haverá um viaduto. Sobre a abertura da Duque de Caxias ele afirmou que a intervenção é viável e que a intenção da Prefeitura é realizar a obra antes da retomada da Via Expressa, ainda em 2010.

O coordenador do Transfor afirmou que até o final deste ano, espera concluir o primeiro trecho da Sargento Hermínio, da Av. José Bastos (trilho) até a rua Conrado Cabral, local onde as obras de terraplanagem avançam.

Quanto às calçadas da Bezerra de Menezes, Daniel afirmou que a prioridade é cumprir a Lei Municipal que é bem clara quanto à função dos equipamentos e aos meios-fios, que só podem ser rebaixados aonde existe acesso para veículos para além da medida de 3,5 metros, que é a largura das calçadas da avenida.

Sobre a sugestão de abrir a rua São Paulo, o coordenador disse que a idéia é interessante e que a equipe do Transfor fará estudo para concluir sobre a possibilidade, pois depende também de outros órgãos.

Ao final, Eliana convidou o engenheiro a participar de uma reunião com os moradores da região para falar dos assuntos tratados na reunião e ficou acertada a data do dia 9 de dezembro, na Igreja Senhor do Bonfim (Monte Castelo), às 15 horas.

Fonte: Assessoria da Vereadora Eliana Gomes (PCdoB)