Câmara do Recife promove audiência sobre a Copa 2014

O presidente do Instituto Pelópidas da Silveira, Milton Botler, participou na manhã desta segunda-feira (16), de audiência pública na Câmara Municipal do Recife. O encontro teve o objetivo de discutir as ações preparatórias do município para a Copa do Mundo de 2014.

cidade da copa

A audiência foi promovida pelo presidente da comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara, Luciano Siqueira (PCdoB) e contou com a presença dos secretários estaduais da Casa Civil, Ricardo Leitão, e de Esportes, George Braga.

Milton Botler apresentou os projetos de mobilidade que estão sendo concebidos pelo Recife para viabilizar o acesso do público à Cidade da Copa. Entre os projetos, ele destacou a integração do sistema de mobilidade sul, a Via Mangue e o Corredor Norte – Sul, e o Corredor Leste – Oeste (através da Caxangá). Outras ações importantes para o deslocamento dos visitantes são o prolongamento da Rua Arquiteto Luiz Nunes, na Imbiribeira, a Duplicação do Viaduto Capitão Temudo, e a construção da Semiperimetral dentro do projeto Capibaribe Melhor.

Para Milton Botler criar vias acessíveis e interligar os diversos modais é o desafio para preparar a cidade para a chegada dos visitantes que virão assistir aos jogos. “Precisamos interligar cada vez mais os diversos meios de transporte da cidade (ônibus, metrô) com o aeroporto, calçadas e vias, por onde as pessoas precisam transitar para chegar aos hotéis e diversos serviços. Por isso, o Recife colocou no Plano Diretor a criação de um plano de mobilidade urbana, de forma a pensarmos o deslocamento como um todo na cidade”.

O secretário Ricardo Leitão apresentou os detalhes do projeto da Arena da Copa que será edificada no município de São Lourenço da Mata. Ele explicou a demora para o lançamento do edital para as obras, atribuindo-o às adequações solicitadas pela FIFA, motivo pelo qual, o lançamento já teria sido adiado duas vezes. “Nossa expectativa agora é de que publiquemos a o edital no dia 21 de dezembro deste ano”, afirmou. Ainda segundo ele, as obras estão previstas para serem iniciadas no dia 8 de março de 2010.

Já o secretário de Esportes, George Braga, destacou a importância do investimento para os diversos setores de Pernambuco, mas principalmente, para o setor esportivo que, segundo dados da CBF, tem o 5º maior público do país. Ainda segundo o secretário, o que será gerado além Copa, como negócios turísticos e comerciais, trará grande desenvolvimento para o Estado. “Vamos poder vender o roteiro Pernambuco através de um vídeo de um minuto e meio, na abertura de todos os jogos realizados aqui. Isso será visto por pessoas de todo o mundo e gerará uma divulgação benéfica para nós”, destacou.

A audiência pública, realizada no Plenarinho da Câmara de Vereadores, contou também com a presença do vice desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Bartolomeu Bueno, do presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Fred Oliveira, e de representantes dos clubes de futebol do Estado.

Fonte: Folha de Pernambuco.