A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Pernambuco

Vídeo resume a bela produção artística de Tereza Costa Rêgo 

Os organizadores da homenagem a artista plástica recifense Tereza Costa Rêgo, que acontece na tarde desta quinta-feira (16), no Auditório Sérgio Guerra, da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), produziram um belo vídeo no qual são destacadas obras icônicas da pintora.  A iniciativa do evento é do deputado estadual João Paulo Lima (PCdoB-PE).

Gestão dos Jardins Burle Marx ganha Prêmio Vasconcelos Sobrinho 

O Plano de Gestão dos Jardins Burle Marx do Recife foi o grande vencedor do Prêmio Vasconcelos Sobrinho concedido pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), na categoria Destaque Municipal. Criado em 1990 pelo órgão, o Prêmio Vasconcelos Sobrinho homenageia um dos primeiros pernambucanos a lutar pelas causas ambientais no estado.  

“Nosso desafio é encontrar o caminho da unidade”, diz Edilson Silva

A construção da unidade das forças de esquerda e dos democratas na luta em defesa da democracia e dos direitos da população são temas da conversa de Luciano Siqueira com Edilson Silva, ex-deputado estadual e atuante membro do movimento popular do estado, recém-filiado ao PCdoB Pernambuco e eleito para a direção estadual na 21ª Conferência. O bate-papo com Edilson integra a pauta de entrevistas produzidas pelo vice-prefeito do Recife e divulgadas em seu Canal no Youtube.

Criar Frente Ampla pela democracia é o principal desafio do PCdoB-PE 

“Nossa tarefa magna é forjar a Frente Ampla democrática pelo Brasil em todas as esferas da vida social, lutando com o povo e unindo-o para resistir e derrotar os intentos nefastos do governo Bolsonaro”, afirmam os comunistas pernambucanos na Resolução Política aprovada por delegados/as de 50 municípios presentes à 21ª Conferência Estadual do PCdoB-PE, realizada este mês, no Recife. Em Pernambuco, o ciclo de conferências mobilizou cerca de três mil militantes (saiba mais abaixo).  

Luciana Santos inaugura Telecentro no Alto José Bonifácio 

A vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, inaugurou segunda-feira (25) mais uma unidade de Telecentro, desta vez na Escola Estadual Caio Pereira, localizada no Alto José Bonifácio, no Recife. A iniciativa é fruto da destinação de emenda parlamentar de Luciana, quando deputada federal, e executada em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação – MCTIC, a Secretaria de Ciência Tecnologia, Inovação – SECTI e a Secretaria de Educação e Esporte de Pernambuco. 

Pernambuco homenageia Luciana e Tereza com Medalha Leão do Norte 

A vice-governadora de Pernambuco e presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, e a artista plástica Tereza Costa Rêgo recebem, nesta segunda (25), a Medalha Leão do Norte Classe Ouro, a mais importante comenda da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Luciana foi indicada na Categoria Mulheres de Tejucupapo pela deputada estadual Roberta Arraes (PSB). Tereza foi indicada pelo deputado João Paulo (PCdoB) e recebe a honraria na Categoria Mérito Cultural Gilberto Freyre. 

Conferência de Olinda aponta diretrizes para 2020, antessala de 2022 

“Nosso partido conclama as forças vivas da sociedade olindense a construir desde já uma ampla frente democrática, e o PCdoB apresentará candidatura própria para debater com o povo de Olinda e construir o caminho para vencer as eleições”, afirmam os comunistas olindenses no Projeto de Resolução aprovado durante a 18ª Conferência Municipal do PCdoB de Olinda (PE) realizada este mês. 

Em articulação com governo, Sistema S anuncia cursos para mulheres 

A governadora em exercício Luciana Santos esteve terça-feira (19) na Casa da Indústria, para uma conversa com representantes do Sistema S, um desdobramento do primeiro fórum do Pernambuco Com Elas, que realizou, em setembro, um diálogo com o setor produtivo. No encontro, foram apresentadas propostas de parceria para capacitação e geração de emprego e renda para as pernambucanas.  

Em clima de amplitude e unidade Luciana Santos recebe Lula no Recife 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou no Recife, neste domingo (17), em clima de festa e muita expectativa. Recepcionado ainda no aeroporto pela governadora em exercício e presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, ao lado das lideranças do Partido dos Trabalhadores no estado, Lula se dirigiu ao hotel em Boa Viagem onde participou de encontro informal com lideranças de vários partidos e movimentos sociais do estado e região. 

Festival Com Lula Livre leva cultura e resistência ao povo do Recife 

Cerca de 200 mil pessoas lotaram domingo (17) o Pátio do Carmo, no Recife, para participar do Festival Lula Livre, que terminou se transformando no Festival Com Lula Livre. Dezenas de artistas fizeram questão de participar da atividade, numa grande festa que teve cara de esperança renovada. 

Conferência do PCdoB Recife reforça nova direção partidária 

O Comitê do PCdoB do Recife realizou no dia 9 deste mês sua 16ª Conferência Municipal. O evento reuniu 196 delegados e delegadas de 41 Organizações de Base (OB), bem como dirigentes, filiados e militantes do partido, na sede do Sindupe, localizada em Santo Amaro, Recife. 

Investimento público, emprego e desenvolvimento 

A crise econômica que o Brasil atravessa é muito grave, mas não apenas pela queda brutal do PIB de 2015 e 2016 e crescimento zero nos anos seguintes, mas pela falta de perspectivas e pelos caminhos que o país vem traçando para superá-la. São longos cinco anos e o que se verifica hoje é um desalento crescente no cenário econômico, especialmente entre os trabalhadores, vítimas maiores da crise. 

1 2 3 353