Professores da UVA elegem delegados para Congresso do ANDES/SN

Os professores da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), reunidos em assembleia geral convocada pelo sindicato da categoria (SINDIUVA), elegeram nesta quarta-feira (18/11), os delegados para o 29º Congresso do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN).

O tema do congresso será a “Contrareforma universitária, ataques à carreira e ao trabalho docente: desafios do ANDES – Sindicato Nacional na luta em defesa da universidade pública de qualidade. O encontro acontecerá entre os dias 26 e 31 de janeiro de 2010 em Belém do Pará.

A assembleia geral que estava convocada para as 16h, só teve início às 17h por falta de quórum na primeira chamada e seguindo o regimento do SINDIUVA. A presidente do SINDIUVA, Professora Maria Antonia, iniciou a assembleia dando os informes e logo após, passando à votação dos delegados, informando que, segundo o regimento do ANDES-SN, a seção sindical da UVA teria direito a dois delegados: um indicado pela diretoria do sindicato e outro pela base da categoria.

Em relação ao delegado indicado pela diretoria, a Professora Maria Antonia foi indicada, sendo homologada pela assembleia. Para a eleição do delegado de base, surgiram os nomes dos professores Nicolau Bussons e Miguel Silva. Submetidos os nomes à votação, o Professor Miguel Silva obteve 55% dos votos, sendo eleito delegado, e o Professor Nicolau Bussons obteve 45% dos votos, ficando na suplência.

A assembleia também tomou a decisão de indicar à diretoria do SINDIUVA, que faça um esforço para garantir no congresso a presença dos dois delegados e do suplente, considerando importante a ampliação da participação dos professores da UVA neste importante fórum do movimento docente nacional.

Da redação local