Movimento Arrastando Toda Massa vence congresso da UMES-BETIM

A cidade de Betim na região metropolitana de BH realizou neste ultimo domingo o seu 11º congresso da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES-Betim).

A data escolhida não poderia ser mais simbólica,15 de novembro, proclamação da republica.Durante o congresso dezenas de estudantes debateram questões sobre educação, meio ambiente, combate ao preconceito e políticas publicas para a juventude.

Além de representativo o congresso foi também muito prestigiado pelas lideranças do município.O secretário de Educação,Carlinhos e o secretário de assistência social, Geraldo Pimenta representaram a prefeita de Betim, Maria do Carmo Lara (PT) que não pode comparecer.Diversos sindicatos e organizações políticas também estiveram no ato de abertura.

Os mais de cento e cinqüenta delegados elegeram propostas e diretivas que irão nortear o trabalho da entidade pelos próximos dois anos. O estudante Rafael Leal cursa o segundo ano da Escola Estadual Nossa Senhora do Carmo e foi eleito presidente da UMES após sua chapa obter a maioria dos votos. O movimento “Arrastando toda massa” foi o vitorioso e indicará a maioria dos outros 43 membros da entidade.

O novo presidente garante que o ano de 2010 será um ano de grande importância para o Brasil e para Betim “No ano que vem o Brasil decidirá se continua com o projeto popular e democrático ou se vamos voltar as trevas do governo do PSDB.Em Betim o desafio é ampliar os avanços.Teremos como prioridade o aumento dos investimentos no credito educativo e a questão do passe escolar.Aprovamos em nosso congresso grandes manifestações e atividades para março, mês tradicional de lutas dos estudantes”afirma Rafael.

Para o dirigente da UCMG, Péricles Francisco a UMES-Betim é de fundamental importância para o avanço nas melhorias do município. “Betim é uma cidade com graves problemas, a violência faz mais vitimas na juventude. Temos que investir mais na educação, esporte e cultura para que nossos jovens vivam tempos melhores nesta grande cidade”diz.

Todo o movimento secundarista mineiro se encontrará nos dias 20 e 21 de novembro na cidade de Santa Luzia no 40º congresso da União Colegial de Minas Gerais.O congresso será também a etapa estadual do congresso da UBES, que acontecerá na capital mineira nos dias 10 a 13 de dezembro e reunirá cerca de 5 mil jovens.

De Betim,

Pedro Leão