Prefeito anuncia redução da dengue em Aracaju

Entre 2008 e 2009, enquanto os municípios brasileiros registraram uma redução média de 46% no número de casos confirmados de dengue, Aracaju alcançou o dobro desse índice, atingindo um decréscimo recorde de 97%. A conquista foi anunciada pelo prefeito Edvaldo Nogueira na manhã desta terça-feira, 24, durante coletiva à imprensa.

Na oportunidade, Edvaldo também fez um balanço das ações contra a dengue realizadas pela Prefeitura Municipal este ano, mostrou o resultado do último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) e ainda apresentou o Plano de Intensificação para a Prevenção e Controle da Dengue 2009/2010.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entre janeiro e outubro deste ano foram confirmados 311 casos da doença, contra 10.502 casos no mesmo período de 2008. Em 2009, até o momento, não houve registro de morte por dengue em Aracaju. Segundo o prefeito, os excelentes resultados se devem ao trabalho do poder público, aliado à colaboração da imprensa e da população.

"Nossa ação foi muito efetiva na prevenção e no combate à dengue. A equipe da Prefeitura de Aracaju foi muito competente e eficaz, por isso todos estão de parabéns. Além disso, a sociedade atendeu ao nosso apelo, ouviu as nossas orientações e participou ativamente desse processo. A imprensa também se somou a tudo isso, realizando campanhas educativas e passando informações importantes", avaliou Edvaldo Nogueira.

Uma das estratégias do município responsáveis pela redução no número de casos da doença foi a força-tarefa contra a dengue, que somente este ano, até outubro, realizou 151 ações em todos os bairros da cidade. No total, foram visitados 810.624 domicílios e recolhidos 33.156 pneus. A força-tarefa é coordenada pela SMS e tem a colaboração da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), que realizam a limpeza, drenagem e aterramento de logradouros e terrenos baldios.

Este ano, os trabalhos da força-tarefa tiveram o apoio de mais 200 agentes de endemias, aprovados no concurso público realizado no final de 2008. Também contribuiu para a prevenção e o combate à dengue a atuação dos coordenadores e professores da rede pública de ensino, capacitados pelo município para educar e conscientizar alunos de escolas municipais e estaduais.

LIRAa

No último LIRAa de 2009, cujos dados foram coletados no início deste mês, o índice de infestação predial (IIP) em Aracaju ficou em 1,5%, considerado de risco médio. Em relação ao último levantamento, feito em setembro, a queda foi de 32%. Há dois meses, o IIP estava em 2,2%. Segundo Edvaldo Nogueira, um aspecto importante observado durante a realização do último LIRAa foi a localização dos focos do Aedes aegypti.

"Não encontramos nenhum foco em terrenos baldios, graças ao trabalho da força-tarefa, em especial da Emsurb, que permanentemente faz a limpeza dessas áreas. Todos os criadouros do mosquito foram encontrados dentro das residências, ou seja, o problema está em casa, sobretudo nas lavanderias e nos ralos. O que a gente observa também é que o risco é maior nos bairros onde a comunidade sofre com o desabastecimento e precisa armazenar água. Essas pessoas precisam redobrar o cuidado", alertou o prefeito.

Em 12 bairros de Aracaju, o índice de infestação ficou entre 0 e 0,9%, considerado satisfatório, ou de baixo risco. Em 26 bairros, o IIP variou entre 1 e 3,9%, classificado como de médio risco. Em apenas um bairro, o índice ficou acima de 4%, considerado de alto risco. Atualmente, as localidades com os maiores percentuais de infestação são os bairros Santa Maria (2,5%), Coroa do Meio (2,5%), Getúlio Vargas (2,9%), Santo Antônio (2,9%) e Cidade Nova (4,9%).

Segundo Edvaldo, essas localidades estão recebendo atenção especial. "Já está em andamento um trabalho de intensificação da força-tarefa nesses bairros", informou. O secretário municipal de Saúde, Marcos Ramos, recomendou que toda a sociedade preste mais atenção em casa para evitar o aparecimento de focos do mosquito transmissor. "É importante também que o cuidado com os terrenos baldios continue. A prefeitura está fazendo a sua parte, mas as pessoas não devem jogar lixo em locais impróprios porque o risco aumenta muito", destacou.

Plano

O Plano de Intensificação para Prevenção e Controle da Dengue 2009/2010 foi elaborado com o objetivo de manter baixo o número de casos da doença, sobretudo no período que vai de março a maio, após o verão. Com as chuvas e altas temperaturas, o risco do aparecimento de focos é maior. Para evitar a proliferação do mosquito, estão programadas várias ações, todas com cronograma de execução já definido, entre elas a manutenção da força-tarefa e do recolhimento de pneus, além da realização de mutirões de ‘bota-fora'.

O plano também prevê a capacitação de agentes comunitários de saúde, das equipes de saúde da família e dos profissionais que trabalham da rede de urgência e emergência. No tocante à assistência ao paciente, serão mantidas as salas de hidratação e a coleta de sangue em todas as unidades de saúde da capital. Também será mantida a Unidade de Resposta Rápida (URR), onde as amostras de sangue de pacientes suspeitos de estar com dengue são examinadas com agilidade. Os resultados continuarão sendo entregues em domicílio, inclusive à noite, nos casos de confirmação da doença.

"Algumas dessas estratégias, como as salas de hidratação e a Unidade de Resposta Rápida, foram criadas pelo município e deram tão certo que hoje são recomendadas pelo Ministério da Saúde para todo o país. Somos referência e exemplo e vamos continuar buscando melhorar e inovar cada vez mais", garantiu o prefeito Edvaldo Nogueira.