Aperipê e TV Brasil assinam contrato de associação

Construir uma TV pública nacional pautada na diversidade cultural brasileira é um dos principais objetivos da TV Brasil. Para esta construção, a participação das TVs públicas estaduais é fundamental. Por isso, o Contrato de Associação à Rede Nacional de Comunicação Pública foi assinado nesta quarta-feira, 25, entre a Aperipê TV e a TV Brasil.

Governo assina contrato de associação entre Aperipê e TV Brasil - Marcos Rodrigues/ASN

O Contrato de Associação prevê a adesão a uma grade simultânea de dez horas e meia de programação, composta por programas originários da TV Brasil e das emissoras que compõem a rede. Neste aspecto a Aperipê TV terá um programa, produzido localmente, integrando a Rede Nacional, o programa ‘Periferia’. O ‘Periferia’ é voltado para a juventude e produzindo pelo coletivo Nação Hip Hop.

Segundo o governador em exercício, Belivaldo Chagas, a parceria é benéfica para as duas emissoras. “Essa parceria entre as TVs Brasil e Aperipê vai fortalecer tanto a programação da TV sergipana, porque passará a contar com conteúdos da TV Brasil, como a emissora nacional, que vai dispor de programas produzidos pelas emissoras locais”, disse.

Belivaldo ainda destacou o cenário em que essa parceira está sendo consolidada. “Os trabalhos desenvolvidos pela Fundação Aperipê têm representado um fortalecimento de todos os segmentos da sociedade. É preciso lembrar que esta parceria acontece em um momento importante do movimento cultural sergipano. Recentemente recebemos no palácio um movimento artístico que tem buscado uma valorização do artista local. Acredito que a presença da Aperipê na programação da TV Brasil contribui com este desenvolvimento”, opinou.

Para o secretário de Estado da Comunicação, Carlos Cauê, a assinatura deste contrato é consequência de um trabalho que está sendo desenvolvido desde o início desta gestão. “É fruto do trabalho qualitativo da produção de conteúdos que a Aperipê vem conseguido. Desde o começo, o governador Marcelo Déda tem se esforçado para investir tecnicamente na Aperipê, melhorar a estrutura, e, sobretudo, melhorar a concepção. Uma concepção que tem sintonia com o pensamento mais moderno de que uma TV pública precisa ser um retrato daquilo que é a sociedade: a valorização das programações regionais, a valorização da identidade sergipana”, salientou Carlos Cauê.

Regionalização

A presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Tereza Cruvinel, acredita que este contrato assinado com a TV pública de Sergipe e com as de outros estados garante uma amplitude na visibilidade da programação. “A TV Brasil é uma TV com poucos canais e muito restrita do ponto de vista do seu alcance ainda e as TVs estaduais também são desconectadas de rede, já que elas têm uma natureza local. A assinatura dos contratos de rede permite em primeiro lugar que o público tenha o alcance nacional somando forças na sua irradiação”, explicou.

Segundo Tereza, a TV Brasil quer participar inclusive do financiamento de conteúdos regionais para a grade nacional. “Isso permite uma maior visibilidade do Brasil como um todo. Da mesma forma que ao assegurar um número fixo de horas da TV Brasil, na grade da TV local aumenta nossa visibilidade”, destacou.

Esse trabalho vem sendo desenvolvido para garantir uma emissora mais democrática. “Queremos uma rede mais horizontal e mais comprometida com a diversidade. Não com a unilateralidade dos grandes centros, que é uma coisa de colonialismo. O compromisso da TV pública é expressar a diversidade do Brasil: diversidade cultural, regional, social, étnica”.

A presidente da Fundação Aperipê, Indira Amaral, lembrou que Sergipe tem contribuído para a construção de uma emissora cujo ideário se pauta numa programação mais regionalizada. “Participamos desde o início da construção da rede nacional de comunicação pública e mais especificamente a rede de televisão composta pela TV Brasil e emissoras estaduais associadas. Em 2007, nós firmamos um compromisso político de adesão a esse projeto. Hoje materializamos esse compromisso com um contrato que prevê a formação de uma grade simultânea de programação, sendo que das dez horas, seis para Brasil e quatro pelas emissoras estaduais”.

José Roberto Garcez, diretor de Rede da EBC, salientou que entre as principais missões da TV Brasil é mostrar a diversidade cultural do país. “Precisamos mostrar que o nosso país é muito rico, tem muitas identidades e não se limita à Avenida Paulista ou ao Leblon. Ao contrário, temos sotaques diferentes, culturas diferentes e produções de alta qualidade em todo país. Qualquer rede nacional acaba se concentrando o seu eixo de produção, é uma tendência natural da TV comercial. A TV pública precisa diversificar”, destacou.

Nova programação

Durante o evento também aconteceu o lançamento dos novos conteúdos da Aperipê TV: o programa musical ‘Cena do Som’ com o músico Nino Karvan; o ‘Sinfônica’, apresentado pelo maestro Guilherme Mannis, com exibição das apresentações da Orquestra Sinfônica de Sergipe. Além disso, serão lançados o ‘Faixa de Cidadania’ com os serviços prestados pelo Governo em cada secretaria, o jornalístico ‘Sergipe em Debate’, a revista ‘Matéria Prima’ e um programa institucional do Tribunal de Contas.

A Fundação Aperipê lançou ainda para consulta pública dois editais de apoio aos músicos sergipanos: um para a gravação de áudio de novas bandas e músicos e outro para a gravação de videoclipes de bandas e artistas veteranos.