UCMG realiza congresso e tem novo presidente

A União Colegial de Minas Gerais mais antiga entidade estudantil mineira realizou neste ultimo final de semana o seu 40º congresso em Santa Luzia.

UCMG - Pedro Leão

A União Colegial de Minas Gerais mais antiga entidade estudantil mineira realizou neste ultimo final de semana o seu 40º congresso em Santa Luzia. Durante todo o dia dezenas de estudantes de todas as regiões do estado discutiram o futuro da educação no estado de minas e os principais problemas enfrentados pela juventude.Um rico debate sobre o Pré Sal, também foi realizado pelos estudantes.

O congresso também comemorou os 65 anos da entidade em um prestigiado ato político.Estiveram presentes o secretário de governo de Santa Luzia, a secretária de educação e o deputado estadual Carlin Moura(PCdoB).

O deputado Carlin Moura saudou a UCMG pela sua combatividade e compromisso com as causas populares “A UCMG é um patrimônio de todo o movimento social, temos nesta entidade uma referencia de compromisso com as causas do nosso povo”disse.

Para o presidente da UBES, Ismael Cardoso a UCMG deverá se preparar para os grandes desafios que se apresentam. “ 2010 será um ano decisivo para os rumos do Brasil, cabe aos estudantes mineiros denunciar a farsa midiática implantada pelo governo tucano e mostrar ao Brasil a verdadeira cara de Aécio” afirmou o líder estudantil.

Durante dois anos a entidade será presidida pelo estudante da escola estadual João Paulo I,Péricles Francisco.Pericles já foi presidente da UMES de Betim e participou da ultima gestão da UCMG como tesoureiro e diretor de comunicação.

Para os próximos anos o estudante planeja grandes mobilizações e maior enraizamento do movimento nas principais cidades do estado “A UCMG tem o enorme desafio de representar mais e melhor os milhares de estudantes de Minas, para isso temos que consolidar mais entidades municipais e ampliar nossa atuação nas principais escolas do estado, nosso desafio é enorme, maior ainda é nossa disposição” aponta entusiasmado.

A UCMG será anfitriã do maior encontro do movimento secundarista da America latina, entre os dias 10 a 13 de dezembro Belo Horizonte receberá o 38º congresso da UBES.Para o evento é esperada a presença de mais de 5 mil jovens de todo o Brasil.

De Santa Luzia,
Pedro Leão

Veja o quadro eleitoral do 40º congresso da UCMG

Chapa 1
Movimento Rebele-se (PCR) – 23.3%

Chapa 2 –
Movimento Arrastando Toda Massa pra fazer uma Kizomba de mudanças e construir uma UBES para todos (Mudança,Articulação PT,DS,UJS) – 77.7%